10 festas e eventos de Madrid a não perder

A capital espanhola fervilha durante todo o ano, com festivais de música, eventos gastronómicos, festas populares e muito mais. Conheça as nossas sugestões e divirta-se!

10 festas e eventos de Madrid a não perder
“La movida” madrilena não se faz só de bares e discotecas

Madrid é a terceira capital da união europeia com mais habitantes, depois de Londres e Berlim. São cerca de três milhões de pessoas, muitas delas vindas de outras parte do mundo, que tornam a cidade vibrante e animada. As muitas festas e eventos de Madrid são por isso ótimas razões para visitar a cidade.

Nos anos 80, uma revista chamada “Madrid me mata”, colocou esta expressão nas bocas do mundo, tal era a fama da oferta cultural e musical da cidade, sobretudo em termos de diversão noturna. Hoje em dia essa oferta diversificou-se, há eventos de todos os tipos e para todos os gostos, e Madrid continua a ser uma cidade extremamente apetecível pelo seu ritmo frenético. 

São centenas de acontecimentos todos os meses, de exposições a concertos, de festas de rua a festivais de teatro. Se a capital espanhola faz parte dos seus destinos, conheça os dez eventos madrilenos que selecionámos para si.


10 festas e eventos de Madrid imperdíveis


Inverfest

Teatro Circo Price

Os espanhóis estão sempre em “fiesta”. Ainda não refeitos do Natal, do Réveillon e dos Reis, os madrilenos começam o ano com o Inverfest: um intenso festival de música, que tem lugar no Teatro Circo Price, bem no centro da cidade. Na última quinzena de janeiro, são muitas as bandas espanholas e estrangeiras de estilos diversos, que se vão sucedendo no palco desta “arena” cultural. Curiosidade: em 2017, os portugueses The Gift são um dos nomes em cartaz.



Festival Internacional de Magia de Madrid

Truques, ilusões, fantasia: cada vez há mais aficionados por magia e em Madrid há todo um festival dedicado a esta arte que nos deixa tão curiosos quanto fascinados. Se gostou dos recentes filmes “Mestres da Ilusão” e não perdia um episódio do David Copperfield, este festival é para si.



Fiestas de San Isidro

San Isidro

Sair para a rua e festejar seja o que for é uma arte que os espanhóis dominam como ninguém. Em maio, os madrilenos têm a desculpa perfeita: trata-se da festa em honra de San Isidro, padroeiro da cidade. Concertos de rua, bailaricos, atividades para crianças, mesas comunitárias de paella e cozido, procissões e fogo de artifício, são algumas das atrações.
 


MadrEAT

As datas não são certas, mas normalmente acontece no terceiro fim de semana de cada mês, na zona de AZCA, junto ao Paseo de La Castellana - a artéria da cidade onde se encontra o Estádio do Real Madrid. O MadrEAT é um mercado de street-food onde pontuam as mais variadas propostas, desde tapas tradicionais a petiscos vindos de diferentes pontos do globo. São dezenas de bancas de comida e não se admire se algumas forem de chefs com estrelas Michelin.
 


Carnaval de Madrid

carnaval Madrid

O carnaval é uma boa altura para visitar a cidade, se gosta de gente mascarada, paradas e animação popular. São muitas as iniciativas, que pretendem integrar várias tradições e culturas. Não faltam os típicos e divertidos grupos de “comparsas”, “chirigotas” e “murgas” e o humor anda à solta nas ruas. As festas terminam na quarta-feira de cinzas com o “Enterro da Sardinha”, uma cerimónia tão antiga e enraizada que até Goya a retratou numa das suas pinturas.
 


Festimad

Festimad foi o primeiro grande festival de música de Madrid. Hoje assume-se como um evento de “biodiversidade musical” e espalha-se por vários espaços e palcos da cidade. A programação é extensa e variada, com eventos satélite interessantes, como o Festimad Si Menor, dedicado aos mais novos, ou o Festimad Taste, um concurso para descobrir novos talentos.

 

Mad Cool Festival

Cool Mad Festival

Mad Cool Festival é um festival de verão que nasceu para concorrer com o já bem firmado Primavera Sound de Barcelona, trazendo a Madrid as bandas pop e rock “independentes” mais desejadas da atualidade. Tem lugar no enorme pavilhão desportivo “La Caja Mágica”, junto ao rio Manzanares, e na primeira edição os bilhetes esgotaram num ápice.



Los Veranos de la Villa

Este festival, que decorre durante julho e agosto, é organizado pelo Ayuntamiento de Madrid e pretende envolver culturalmente todos os cidadãos e todos os bairros da cidade. Assim, a programação é bastante diversificada e a maior parte dos eventos são gratuitos. Grande parte da programação está pensada para o fim da tarde e para a noite, de forma a que os madrilenos possam descontrair e refrescar-se ao final dos dias quentes de verão.
 


Fiestas de San Lorenzo

Em agosto, volta a haver festejos populares e religiosos nas ruas de Madrid, desta vez no castiço bairro de Lavapiés, o mais eclético de todos os bairros madrilenos, com habitantes dos quatro cantos do mundo. As ruas ficam cheias de gente animada e o espírito de festa é contagiante. Há atividades diversas, mas circular pelo bairro a beber e a comer talvez seja a mais concorrida.
 


Festival de Otoño a Primavera

Festival Outoño Primavera

Um festival que dura meio ano? Sim, na capital espanhola existe e é dedicado ao teatro e às artes dramáticas. É a nossa última sugestão desta lista de festas e eventos de Madrid. Falamos do Festival de Otõno a Primavera, no âmbito do qual dezenas de peças são colocadas em cena, desde estreias mundiais de espetáculos experimentais e contemporâneos, aos guiões dos dramaturgos clássicos e intemporais. Não deixe que a língua espanhola seja um entrave e venha aplaudir o melhor que se faz em teatro.

Veja também: