8 festas e eventos de Moscovo que não pode perder

Paradas militares junto ao Kremlin é o que lhe vem à cabeça quando pensa em Moscovo? Então saiba que a cidade tem muitas outras experiências para lhe oferecer!

8 festas e eventos de Moscovo que não pode perder
Moscovo possui uma intensa atmosfera cultural e artística

De seguida, apresentamos-lhe uma seleção das melhores festas e eventos de Moscovo. Porque mesmo durante os seus longos invernos, a capital russa fervilha. Da moda ao teatro, passando pelo cinema e pela gastronomia, há sempre coisas a acontecerem na grande capital do Leste.


8 festas e eventos em Moscovo a não perder


1. Circle of Light Festival

Um espetáculo internacionalmente premiado. Anualmente, em setembro, os maiores artistas mundiais em design de iluminação e audiovisuais juntam-se na capital russa para oferecer ao público as mais avançadas experiências de video mapping. Os edifícios mais emblemáticos, como o Teatro Bolshoi ou a Universidade de Moscovo, são alvo de intervenções absolutamente apoteóticas.
 


2. Moscow Fashion Week

A população russa, nomeadamente a feminina, é bastante sensível a questões de moda e faz questão de se atualizar de acordo com as mais arrojadas tendências internacionais. Basta espreitar o Instagram e ver a quantidade de contas russas com imagens de street style e milhares de seguidores. As semanas da moda de Moscovo ganham por isso cada vez mais notoriedade. Se é um(a) fashion addicted, não perca!
 


3. Maratona de Moscovo

É adepto do running? Coleciona maratonas? Então talvez queira correr os 42,195 km da Maratona de Moscovo, a prova de atletismo que desde de 2013 substitui a Maratona Internacional pela Paz de Moscovo. Em 2016, a prova contou com 28 mil atletas de 70 países. Realiza-se em abril.
 


4. Festival Internacional de Cinema de Moscovo

O festival de cinema mais antigo do mundo a seguir ao de Veneza: realiza-se desde 1935. É também conhecido pela iniciais do seu nome em inglês, MIFF. Acontece em junho e o prémio mais importante atribuído a cada edição é uma estatueta em ouro representando São Jorge a cavalo a matar o dragão, símbolo da capital russa.
 


5. Taste of Moscow 

Está marcado para junho de 2017 e é a versão russa de um festival internacional de gastronomia que já acontece em 22 cidades um pouco por todo o mundo. Oferece inúmeras atividades, desde bancas de comida tradicional a conceitos de culinária inovadores, mostra e degustação de produtos, show cookings com chefs conceituados, workshops diversos e muita animação.
 


6. Dia da Cidade de Moscovo

Várias festas e atividades dentro de um só evento: o Dia da Cidade de Moscovo, que se prolonga por bem mais do que 24 horas. Há 869 anos que esta data é celebrada, habitualmente no primeiro fim de semana de setembro.

Prepare-se para assistir a espetáculos tão diversos e curiosos como uma corrida de empregados de café com bandeja ou um festival de folclore, sem esquecer o maravilhoso fogo de artifício. Ao todo, a organização diz acontecerem cerca de 1000 eventos por toda a cidade durante estes dias.
 


7. Festival Internacional de Teatro de Tchekov

Alguns estudos apontam para que sejam os russos o povo que mais vai ao teatro. O que não é de admirar se pensarmos na longa lista de escritores e dramaturgos russos geniais, de que Tolstói, Gorki e Tchekov são apenas alguns exemplos. O Festival Internacional de Teatro de Tchekov é o evento internacional mais importante de Moscovo no que diz respeito às artes dramáticas e acontece sempre em outubro, há já 24 anos.
 


8. Spasskaya Tower Tattoo

Este é um dos festivais que normalmente acontece por alturas do Dia da Cidade de Moscovo mas merece ter destaque próprio. Realiza-se na enorme Praça Vermelha, junto ao Kremlin, e junta bandas marciais de todo o mundo numa disputa musical absolutamente monumental e única. Para além da batalha de bandas, há eventos paralelos dedicados aos mais novos, espetáculos de equitação e muito mais.

As melhores festas e eventos de Moscovo aguardam por si!

Veja também: