10 festas e eventos de Paris a não perder

Está com dúvidas sobre o seu próximo destino? Por que não Paris? Neste roteiro, mostramos-lhe os acontecimentos mais marcantes da capital francesa.

10 festas e eventos de Paris a não perder
Animação não falta nas ruas de Paris

Mesmo que já tenha visitado a capital francesa, este é daqueles destinos que pode repetir vezes sem conta: há sempre coisas novas para descobrir. Por exemplo, conhece as principais festas e eventos de Paris?

Já fez coincidir a sua estadia na cidade com algum destes acontecimentos? Percorra a nossa seleção de momentos especiais, escolha aqueles com que mais se identifica, e torne a sua ida à cidade-luz ainda mais especial.

10 festas e eventos de Paris imperdíveis

Paris Fashion Week

paris fashion week

Começamos por um evento icónico da capital francesa: a Semana da Moda. Na verdade, são duas semanas, uma em cada temporada. Paris é um verdadeiro berço de ouro de criadores e marcas. Já no início do século XIX se organizavam desfiles de vestuário, privados, na cidade-luz. A par de Milão, Paris é a grande meca da moda europeia e os seus eventos dedicados a esta indústria, são dos mais badalados do mundo.

Festival Mundial Cirque de Demain

cirque de demain paris

No início de cada ano, Paris recebe os maiores artistas nacionais e internacionais de circo contemporâneo, num evento internacionalmente aclamado como um dos melhores nesta área artística. O festival Cirque de Demain realiza-se desde 1977 e é um ponto de encontro privilegiado para companhias de circo de todo o mundo, com os seus trapezistas, malabaristas, contorcionistas e outros artistas a oferecerem ao público espetáculos absolutamente formidáveis.

Maratona de Paris

maratona de paris

Nove de abril de 2017. Fixe esta data, seja porque gostava de estar em Paris no dia da principal maratona da cidade – e quem sabe ser um dos seus participantes – seja porque quer evitar estar em Paris neste dia! De facto, é um evento de grandes dimensões, que pode causar algumas alterações à rotina urbana habitual.

Em 2016, ano em que a corrida celebrou os 40 anos, contabilizaram-se 57 mil participantes, sendo que cerca de 21 mil eram estrangeiros. Não é de admirar: trata-se de uma maratona incrível em termos de cenário, com parte do percurso a fazer-se ao longo do Sena.

Festival Rock no Sena

rock en seine paris

Nesta lista de festas e eventos de Paris não podíamos deixar de falar no Rock en Seine, um dos acontecimentos musicais anuais mais populares entre os franceses, com fama além-fronteiras.

Em 2017 acontece de 25 a 27 de agosto e entre os nomes do cartaz contam-se os The XX, Franz Ferdinand, PJ Harvey e Cypress Hill. Tem lugar no Parc de Saint-Cloud e estão previstas várias atividades para além dos concertos principais, incluindo um minifestival a pensar nos mais novos.

Fête de la Musique

fete de la musique paris

Há já 36 anos que, para celebrar o solstício de verão, a 21 de junho, os franceses se juntam e saem à rua para assistir a concertos, dançar, tocar e passar uma das mais divertidas noites do ano. Falamos da Fête de la Musique, cujo enorme sucesso fez chegar o evento a outros países.

Em 2016, foram 700 as cidades de 120 países que replicaram, de alguma forma, a Festa da Música, incluindo Lisboa. Em Paris, a celebração assume uma dimensão impressionante.

Paris Jazz Festival

festival jazz paris

Na agenda dos parisienses que gostam de jazz, os fins de semana de junho e julho estão marcados como especiais: é ao fim de semana, normalmente ao longo de dois meses, que se realizam os concertos e as iniciativas associadas ao Paris Jazz Festival, sedeado no Jardim Botânico de Paris desde 1994. Maceo Parker, Jan Garbarek e Ballaké Sissoko são alguns dos nomes que já pisaram o palco deste festival, cujos concertos ao ar livre, em plena primavera, permitem que se crie uma atmosfera mágica.

Dia da Bastilha

dia da bastilha paris

Comemora-se a 14 de julho e assinala a Tomada da Bastilha em 1789, ou seja, a invasão da prisão onde se encontravam detidas várias pessoas por motivos políticos, e que daria início à Revolução Francesa. O 14 de juillet é o feriado nacional mais importante, com festas e atividades espalhadas por todo o país. Em Paris, é famoso o fogo de artifício junto à Torre Eiffel, o concerto de música clássica junto a este ex-libris, a parada militar e os bailes nos quartéis de bombeiros. Nesse dia, não se paga para entrar nos museus e monumentos.

Paris Plages

paris plages

Praia em Paris. Soa-lhe estranho? Por incrível que pareça, Paris tem praia. Ainda que só durante dois meses no ano e sem mar. Paris Plages é uma iniciativa do município parisiense, que tem feito as delícias dos habitantes da cidade nos meses mais quentes do ano.

De julho a meados de agosto, as margens do rio Sena ganham bancos de areia, guarda-sóis e espreguiçadeiras. Até parece que a Cote d’Azur se muda para a capital, tal o ambiente de estância balnear. São 3,5 km ao longo do rio Sena onde, para além do “areal”, é possível participar em diversas atividades.

Nuit Blanche

nuit blanche

No primeiro sábado de cada outubro, há uma cor que se destaca na noite de Paris: o branco.  Foi em Paris, cuja primeira Nuit Blanche aconteceu em 2002, que este modelo de celebração coletiva noturna ganhou fama, sendo hoje organizada em várias cidades fora de França, incluindo em Portugal.

Espetáculos multimédia vanguardistas, instalações e DJ Sets são as principais atrações deste evento onde já participou o internacionalmente reconhecido artista português Vhils. Se for a Paris nesta altura, não se esqueça de levar peças de roupa brancas na mala, para que se possa divertir a rigor nesta noite longa.

Marchés de Noël

mercados natal paris

Para fechar esta lista de festas e eventos de Paris, trouxemos o Natal parisiense. Destaque para os mercados de Natal que, a partir de meados de novembro, se espalham pela cidade. Alguns dos mais populares são o Marché de Noël dos Champs-Elysées, com mais de 200 bancas; o da Esplanade de la Défense, com o seu ringue de patinagem no gelo, o da Catedral de Notre Dame, com a sua árvore de natal gigante, e o do Trocadéro, com a Torre Eiffel ao fundo.

Marque a sua viagem a Paris conseguindo o melhor hotel ao melhor preço! Ver hotéis >>

Veja também: