10 festas e eventos em Roma a não perder

Quer ir a Roma numa data especial para a cidade? Neste artigo vai ficar a conhecer as principais festividades e os eventos mais populares da capital italiana.

10 festas e eventos em Roma a não perder
Eventos únicos numa cidade incrível

Não é novidade que os italianos, em geral, adoram conviver e divertir-se, sair para a rua e celebrar a vida das mais variadas formas. A capital do país não é exceção: são muitas e variadas as festas e eventos em Roma que atraem tanto locais e turistas, dando um colorido ainda maior à cidade.

As iniciativas lúdicas, desportivas e culturais não se ficam pelos cerca de dez feriados anuais do calendário romano: a animação acontece ao longo de todo o ano, nomeadamente aos fins de semana, e há programas para todos os gostos. A lista é extensa, por isso fizemos a nossa seleção das dez melhores festas e eventos de Roma.

E as melhores festas e eventos em Roma são…

Giornate FAI

giornata fai romaFonte da imagem: Giornate FAI

Gostava de conhecer por dentro os palacetes das pessoas nobres e abastadas de Roma e os mais variados edifícios históricos da cidade, por norma fechados aos olhares do cidadão comum? Então faça coincidir a sua viagem a Roma com as datas da Giornate FAI, uma iniciativa do Fondo Ambiente Italiano, que acontece na primavera, e que pretende sensibilizar para a manutenção e proteção do património natural, histórico, artístico e cultural do país.

Festa di Santa Francesca Romana

O nove de março é dedicado a esta figura da Igreja Católica, de quem se diz que tinha o dom de estar em vários locais ao mesmo tempo. Esta particularidade fez com que os taxistas e os automobilistas romanos em geral, a escolhessem para padroeira, intenção essa que o Papa Pius XI oficializou em 1925.

Em 1433, Francesca, uma mulher da nobreza que se dedicava aos pobres e aos doentes, fundou a congregação Oblatos de Maria e é precisamente neste mosteiro, no centro de Roma, que a nove de março os taxistas da cidade podem ver a sua viatura abençoada.

Maratona de Roma

maratona de romaFonte da imagem: Wanted in Rome

Coleciona maratonas? Já correu a de Roma? Ainda que não seja fã de corrida, terá de concordar connosco: juntar-se aos milhares de participantes deste evento e percorrer as ruas de uma cidade tão fascinante é, literalmente, um feito histórico. Acontece no início de abril e se lhe faltar coragem para os 42 km da maratona, pode sempre optar por se inscrever na divertida Roma Fun Run La Stracittadina, de apenas quatro quilómetros.

Semana Santa e Páscoa

semana santa romaFonte da imagem: Ultime Notizie Flash

Na cidade que acolhe o Vaticano e o chefe máximo da Igreja Católica, as datas importantes do calendário religioso são vividas intensamente. O nosso destaque vai para a Via Sacra de Sexta-feira Santa, realizada num cenário único: com partida do Coliseu, a procissão atravessa o Fórum Romano e termina no Monte Palatino. Um percurso emocionante, liderado pelo Papa. No domingo de Páscoa, há missa na Basílica de São Pedro, seguida da tradicional bênção papal na varanda da icónica praça do Vaticano.

Festa del Cinema di Roma

Uma cidade tão cinematográfica como Roma merecia um grande festival de cinema, no entanto, este só começou a ser realizado a partir de 2006. Doze anos depois é um evento consolidado, que atrai à cidade, entre outubro e novembro, realizadores e atores internacionais, entre outros profissionais da área, bem como amantes da sétima arte. O epicentro do festival dá-se no auditório do Parco della Musica, mas o programa inclui iniciativas noutros pontos da cidade.

Gay Village

gay village roma

Apesar do nome, este é um evento aberto a todos, independentemente da sua orientação sexual. Fomentar a igualdade, a liberdade e a não-discriminação são objetivos fundamentais deste conjunto de iniciativas que têm lugar ao longo dos meses de verão, ainda que durante cerca de dez dias seguidos, entre o final de agosto e o princípio de setembro, haja uma concentração de concertos, debates e performances no bairro de Testaccio. A hashtag escolhida para este ano é #LoveYourNature

Natale di Roma

 festa nascimento de romaFonte da imagem: Rome Eredi di un Impero

Natale significa ‘nascimento’ e, por isso, falamos aqui não do Natal, mas sim do ‘nascimento’ de Roma, em 753 a.C. Celebra-se a 21 de abril, mas pode prolongar-se por mais dias, com música, muito fogo de artifício e recriações históricas.

A Via dei Fiori Imperiali é o coração das comemorações, que se espalham pela cidade. Um dos pontos altos é a enorme parada organizada pelo Grupo Storico Romano, onde desfilam as personagens da Roma Antiga, como soldados, senadores, gladiadores, bárbaros e escravos, entre outras figuras. Muitos museus têm entrada livre nesta data e não faltam concertos, teatros de rua e exposições.

Roma incontra il mondo

Villa Ada é um parque natural de rara beleza nos subúrbios do norte de Roma e que no verão serve de cenário a uma série de concertos e iniciativas culturais, centradas na ‘música do mundo’. Para a atmosfera mágica do evento ‘Roma incontra al mundo’ contribui o espaço verde e o grande lago do parque, mas também o facto de aqui haver uma zona arqueológica no seu ponto mais elevado, o monte Antenne.

Desde a 1ª edição do festival, em 1994, que os organizadores tentam passar uma mensagem política, a favor da paz e do fim do racismo. Terminado o ciclo de concertos, realiza-se neste mesmo local o Roma Fringe Festival – a versão local do famoso festival de teatro independente nascido em Edimburgo.

Festa de Noantri

festa de noantri romaFonte da imagem: Discovery Tours

Acontece na segunda quinzena de julho no bairro mais pitoresco de Roma, o Trastevere. É uma festa popular e religiosa com séculos de existência e uma das mais acarinhadas da cidade. A sua origem remonta a 1535, quando um grupo de pescadores, após uma valente tempestade, encontrou a flutuar no rio Tibre uma imagem de Nossa Senhora. O achado foi doado às freiras carmelitas, encontrando-se hoje na Igreja de Sta. Ágata, de onde uma réplica do século XIX sai anualmente a 16 de julho ou no primeiro sábado a seguir a este dia, numa majestosa procissão.

Para além das cerimónias religiosas, incluindo a bonita viagem da estátua pelo rio, conte com comida de rua, concertos de bandas filarmónicas, bailaricos e um ambiente incrível nas ruas.

Grande mercado de outono de antiguidades

E para terminar esta lista de festas e eventos de Roma, trazemos-lhe um circuito automóvel transformado num mercado: é o que acontece em outubro, mês da maior feira de antiguidades e artigos usados da região de Lázio. Tem lugar no Autódromo Vallelunga, a menos de trinta quilómetros da capital e só pela sua impressionante dimensão, vale a pena visitar. Mobiliário de época, relíquias romanas, eletrodomésticos vintage, livros e objetos curiosos. Mesmo que não faça compras, irá com certeza passar aqui umas boas horas de puro entretenimento.

Veja também: