FIFA 2016 ou PES 2016

Os dois grandes simuladores de futebol estão de volta! Mas qual é o melhor? FIFA 2016 ou PES 2016?

FIFA 2016 ou PES 2016
Qual é o melhor simulador de futebol?

Já avisou toda gente que vai desaparecer durante um mês? Ou ainda nem fez a sua escolha? FIFA 2016 ou PES 2016? Testámos os dois gigantes do futebol e tirámos as nossas conclusões. Analisámos a jogabilidade, os gráficos, os modos de jogo e todos os atrativos a que cada jogador tem direito. Será que o PES voltou ao trono dos simuladores de futebol? Ou será que o FIFA continua rei e senhor? Descubra por si.
 

FIFA 2016 Vs. PES 2016: quem ganha este derby?


Jogabilidade

Há várias mudanças anunciadas em ambos os jogos. O FIFA traz novas mecânicas defensivas como, por exemplo, a possibilidade de parar a rasteira a meio para prosseguir com a corrida. Há também outras novidades, nomeadamente a possibilidade de realizar fintas de corpo. 
O PES também traz várias novidades em relação à jogabilidade. Há melhorias em relação à forma como os jogadores chocam e o resultado desses mesmos choques. Há também melhorias em relação às situações de 1 contra 1 com uma resposta mais rápida do jogador controlado. A inteligência artificial também foi melhorada e jogadores diferentes reagem de forma diferente. Por último, embora não seja a última das melhorias apresentados, toda a física que envolve a bola também foi melhorada.
 

Gráficos

Apesar de os menus continuarem a ser bastante melhores no FIFA, e aqui a opinião pode divergir tendo em conta os jogadores, o PES parece assumir uma clara aposta em tudo o resto. Na face dos jogadores, no ambiente dos estádios e até na possibilidade de controlar os jogadores nas celebrações com a possibilidade de pegar num jogador e tirar uma selfie (lembra-se de Totti?). 
 

Modos de jogo

O My Club, do PES, parece ter algumas melhorias mas ainda está um pouco aquém daquilo que o FIFA oferece com o Fifa Ultimate Team. Mesmo a nível do online, o FIFA continua a dar cartas e bastante superior ao PES.
 

Capas

Como tem vindo a ser normal, o FIFA tem várias capas diferentes tendo em conta o país de venda. A regra é simples: Lionel Messi e outra estrela do futebol de acordo com o país (a capa geral só traz Messi). No Brasil é Oscar, do Chelsea, no Reino Unido é Henderson, do Liverpool, na França é Antoine Griezman… A grande novidade surge na Austrália com a presença de Stephanie Catley, estrela da seleção feminina australiana.

A Konami fez uma capa dourada para o PES 2016. Foi esta a forma da empresa japonesa celebrar os 20 anos do jogo. Contudo, como é óbvio, não poderia faltar a presença de um astro do futebol mundial. E o jogador escolhido foi… Neymar. O craque do Barcelona é o jogador que figura nas capas da mais recente edição do PES.
 

Licenças

Esta é uma das grandes vitórias do FIFA. No jogo da EA Sports todas as equipas estão 100% licenciadas, os nomes corretos e os equipamentos também. No PES podemos ver o campeonato inglês com um North London (Arsenal) ou um London FC (Chelsea). O mesmo acontece com alguns estádios mas, este ano, o jogo da Konami anunciou uma grande novidade. Há um mítico estádio brasileiro no PES 2016. Consegue adivinhar qual é? Isso mesmo, o Maracanã.
Contudo, o FIFA 2016 traz uma novidade que pode ser um grande trunfo na hora de escolher o jogo ou até mesmo nas vendas. Pela primeira vez na história dos simuladores de futebol vão existir equipas femininas.
 

Outras melhorias

No PES 2016, os utilizadores de PS4 e PS3 podem importar várias bases de dados criadas por comunidades de jogadores. O que é que isto quer dizer? Que é possível ter acesso a um enorme número de recursos de forma gratuita. Ainda não percebeu? Pode, finalmente, dar os nomes oficiais às equipas e aos jogadores e até mesmo ter os equipamentos oficiais. Que tal?

 

Veredicto final

Há quem diga que o FIFA 2016 parece um jogo feito em… 2015. A verdade é que a nova versão do jogo da EA oferece escassas melhorias em relação à versão anterior. Já do lado da Konami, as melhorias são imensas tanto ao nível do grafismo como da jogabilidade. Assim, é cada vez mais difícil dizer qual o melhor entre estes dois simuladores de futebol. E podemos até mesmo estar a ser um pouco injustos mas, este ano, o veredicto recai sobre o PES 2016. Concorda?


Veja também: