Publicidade:

Filmes baseados em fatos reais: 6 a não perder

As histórias reais inspiram bons enredos de cinema. Espreite a nossa lista de filmes baseados em fatos reais e faça já um calendário para os ver.

Filmes baseados em fatos reais: 6 a não perder
Da vida real à ficção, 6 must see’s

Com mais ou menos romance à mistura, mais ou menos literal, ou mais ou menos ficcionado, estes 6 filmes baseados em fatos reais mantêm a essência das histórias e transportam em si uma grande parte de ADN histórico.

6 filmes baseados em fatos reais de consumo obrigatório


1. Titanic

Sim, é verdade que pode parecer cliché, mas é impossível falar de filmes baseados em fatos reais e não falar do Titanic. Além de ser o filme com melhores resultados de bilheteira da história do cinema, aborda o famoso e mítico naufrágio em 1912, tendo afundado com cerca de 15000 passageiros dos quais sobreviveu uma pequeníssima percentagem. Além dos pormenores históricos, o filme é uma belíssima e contagiante história de amor.

Ano: 1997

Realizador: James Cameron

2. Fiel Jardineiro

Passado numa localidade remota do Quénia, África, uma ativista é encontrada brutalmente assassinada. O principal suspeito pelo crime é o seu sócio, um médico que se encontra fugido. Um misto de mistério, suspense, drama e crítica social, este é um dos filmes baseados em factos reais que mais teve sucesso. O trabalho aborda a “máfia” existente por trás de algumas indústrias farmacêuticas.

Ano: 2005

Realizador: Fernando Meirelles

3. Erin Brockovich

Em Erin Brockovich, a conceituada atriz Julia Roberts encarna uma personagem real, uma ativista ambiental responsável por importantíssimas conquistas nesta área. Mãe de três filhos, começa a trabalhar num escritório de advocacia, após o seu advogado sofrer um acidente. É aqui que começa a descobrir vários casos de contaminação de água, começando uma luta difícil que levou a que centenas de pessoas ganhassem um processo de 333 milhões de dólares de indemnização. A própria Brockovich aparece num pequeno trecho do filme, logo no início.

Ano: 2000

Realizador: Steven Soderbergh

4. Veronica Guerin

Exemplo de coragem, força, arrojo e combate ao crime. Veronica Guerin foi uma jornalista irlandesa que levou a cabo uma profunda investigação sobre cartéis e tráfico de droga na Irlanda. Com tudo isto, acaba por ver a sua própria vida e família ameaçadas fortemente. Mas nem isso a faz recuar. Um dos filmes baseados em fatos reais que todos deveríamos ver.

Ano: 2003

Realizador: Joel Schumacher

5. O Lobo de Wall Street

Leonardo Di Caprio encarna a personagem de , um ícone no mundo bolsista que subiu “a pulso”. Começou por trabalhar numa pequena empresa, numa garagem e foi crescendo crescendo a vender ações de forma não muito lícita, enriquecendo tremendamente rápido e chegando até a Wall Street, até que é finalmente descoberto. Conseguirá escapar?

Ano: 2013

Realizador: Martin Scorsese

6. A Teoria do Tudo

É um dos génios do último século – senão, “O” génio. Stephen Hawking, recentemente falecido, é uma verdadeira inspiração para todos. Tendo sido diagnosticado com a Doença Esclerose Lateral Amiotrófica aos 21 anos, lhe foram dados apenas dois anos e meio de vida. Contra tudo e contra todos, sobreviveu até aos 76 anos. E, apesar de todas as dificuldades físicas, a sua mente sempre se manteve brilhante, com contributos para a física e a história do universo impagáveis. É sobre tudo isto que fala o filme vencedor de vários óscares.

Ano: 2014

Realizador: James Marsh

Veja também: