Publicidade:

5 filmes sobre mulheres de sucesso: inspire-se!

Conheça ou relembre alguns filmes sobre mulheres de sucesso, histórias reais ou ficcionadas que lhe darão doses extra de motivação e determinação.

5 filmes sobre mulheres de sucesso: inspire-se!
Paixão, força, determinação e inovação são os ingredientes destas histórias

A seleção não foi fácil, porque há inúmeras histórias reais e ficcionadas sobre mulheres que ultrapassaram todos os tipos de barreiras para atingirem os seus objetivos. Há realmente filmes sobre mulheres de sucesso que são uma verdadeira fonte de inspiração.

Da lista de possibilidades selecionamos 5 que ilustram mulheres lutadoras, determinadas e que ousaram fazer a diferença na época em que viveram, no contexto profissional em que estavam inseridas ou que apenas quiseram ter o seu negócio, motivadas pela sua criatividade, paixões e vontade de serem independentes. Vejamos a seguir os 5 exemplos selecionados.

5 filmes sobre mulheres de sucesso

1. Elementos Secretos (2016)

Elementos secretos

Elementos Secretos/Hidden Figures, um filme de Theodore Melfi, com Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst.

Este drama passa-se no início da década de 1960. Os EUA e a União Soviética encontram-se em plena Guerra Fria, altura em que também se disputa uma corrida espacial para ver quem coloca o primeiro homem no espaço.

Este filme inspira-se na obra biográfica “Hidden Figures – The American Dream and the Untold Story of the Black Women Mathematicians Who Helped Win the Space Race”, em que a escritora Margot Lee Shetterly relata a história das três mulheres afroamericanas cujos cérebros brilhantes lhes valeram cargos na NASA, mas que tiveram de lutar contra o preconceito numa época em que ser mulher e negra era ainda um grande entrave ao sucesso. Inspiradoras!

2. Joy (2015)

Joy

Joy, drama/biografia, um filme de David O. Russell, com Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Robert De Niro, Isabella Rossellini, entre outros.

Os críticos consideram este filme uma comédia dramática sobre como conduzir uma empresa familiar no implacável mundo dos negócios. O argumento baseia-se na verdadeira história de Joy Mangano, a mulher que se tornou milionária ao inventar a esfregona.

Importa aqui destacar as características da personagem central – Joy – criativa e decidida que se esforça por conciliar a difícil vida de mãe solteira com a de inventora. E, tal como acontece em tantas histórias reais, é precisamente nos momentos mais difíceis que a necessidade faz com que se coloque a criatividade a funcionar ou se agarrem “velhos sonhos” e/ou conhecimentos e habilidades. Inspirador, sem dúvida!

3. O estagiário (2015)

O estagiário

O Estagiário/The Intern, um filme de Nancy Meyers com Anne Hathaway, Robert De Niro, Drena De Niro, Rene Russo.

Embora aqui se saliente a relação que se vai criando entre uma empresária, um estagiário especial e os seus colaboradores, tudo acontece em torno da personagem Jules Ostin (Anne Hathaway), uma fundadora e diretora executiva de um bem-sucedido site de moda.

Numa atualidade em que muitas empresas nascem e crescem da presença online, este é um filme que ilustra esse contexto e ainda onde se exploram questões como a idade e a experiência em contexto profissional, a liderança, bem como a paixão e a dedicação pela profissão.

4. Coco Antes de Channel (2009)

Coco avant Chanel

Coco Antes de Channel/Coco Avant Chanel, um filme de Anne Fontaine, com Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola.

O argumento do filme partiu de uma adaptação do livro biográfico “A Era Chanel”, do escritor Edmonde Charles-Roux, sobre a juventude de Gabrielle Chanel.

Gabrielle – Coco Chanel é aqui interpretada pela fantástica Audrey Tautou, uma jovem mulher com um trajeto singular, marcado pela necessidade e pobreza. Porém, o seu trabalho viria a tornar-se um símbolo intemporal de sucesso, tornando-se numa lendária estilista de alta-costura.

Parta à descoberta desta inspiradora história com o trailer do filme.

5. Beatrix Potter (2006)

Miss Potter

O Mundo Encantado de Beatrix Potter/Miss Potter, um filme de Chris Noonan, com Renée Zellweger, Ewan McGregor, Emily Watson.

Este filme inspirado na biografia da escritora de literatura infantil Beatrix Potter é um excelente exemplo de afirmação e luta, mais ainda na época em que esta escritora viveu. Beatrix Potter transformou-se num dos maiores fenómenos literários do século XX, apenas porque enfrentou tudo e todos para criar e mostrar ao mundo as suas personagens – pequenos animais, as suas histórias transformaram-se num verdadeiro sucesso. Conheça-as no trailer do filme.

Outros filmes sobre mulheres de sucesso, sobre superação e determinação:

  • Mulher de Ouro (2015)
  • Alice (2015)
  • Precious (2009)
  • A Dama de Ferro (2011)
  • Não sei como ela consegue (2011)
  • Julie & Julia (2009)
  • Chocolate (2000)

Conhece outros filmes sobre mulheres de sucesso? Diga-nos quais.

Veja também: