Filtro de ar de competição: vale a pena colocar?

Gostava que o motor do seu automóvel tivesse um maior rendimento? Saiba se vale a pena equipá-lo com um filtro de ar de competição.

Filtro de ar de competição: vale a pena colocar?
Aumenta o rendimento do motor?

Mais tarde ou mais cedo, chega a hora de mudar o filtro do motor do automóvel. O trabalho desta peça é bastante importante, visto filtrar a entrada do ar na câmara de combustão do motor do veículo. Se vai mudar o filtro em breve, conheça aqui as vantagens e desvantagens do filtro de ar de competição.

Como surge a necessidade de substituir o filtro? É simples: se continuar a manter um que não funciona bem, resulta na perda de potência do motor e no aumento do consumo de combustível. Normalmente, recomenda-se uma mudança de filtro a cada 2 anos, ou 20 mil quilómetros.

Filtro de ar de competição: o que é?


Um filtro de ar de competição é um filtro que pode ser colocado para aumentar o rendimento do motor. Como o nome indica, tem um caráter desportivo, quando o pretendido é aumentar potência e velocidade. Imagine transformar o seu carro num automóvel de corrida de pista. É uma pequena alteração, cobiçada por muitos condutores, mas que por vezes não é estritamente necessária.

ALT motor

Na esmagadora maioria dos casos, convém substituir o filtro convencional, visto terem um caráter mais restritivo, no que diz respeito à passagem do ar. A substituição vem melhorar este aspeto. Uma das grandes vantagens do filtro de ar de competição é a durabilidade. Colocar um filtro de ar melhora a admissão do motor, entre outras vantagens:

  • Maior admissão de ar e mesmo nível de filtragem;
  • Melhoria na potência do automóvel, podendo verificar-se um aumento de mais 2 cv de potência;
  • Melhorias na resposta do acelerador;
  • Aspeto estético do interior do automóvel;
  • Durabilidade e manutenção acessível;
  • Em velocidades normais, mantém o mesmo consumo.

São, normalmente, preferidos por quem é um aficionado das quatro rodas, por isso tente medir se tem necessidade de colocar um filtro de ar de competição no seu automóvel. Mal não faz, mas tenha em atenção o tipo de terreno em que conduz. O facto de entrar mais ar também significa que entrará mais lixo, poeira e sujidade, que não é compatível com um bom funcionamento de motor. Em carros de baixa cilindrada pode, também, não ser boa ideia mudar para este tipo de filtro, visto não terem a capacidade ou estrutura de comportar esta alteração com os efeitos pretendidos.

Filtro de ar de competição: preços

Alterar o filtro de ar é uma modificação com custos relativamente baixos, que pode até ser feita em casa. Pode fazer uma pesquisa em sites de vendas de peças de automóvel. Aconselhe-se no que diz respeito à qualidade das mesmas com alguém que entenda do assunto.

O valor de um filtro de ar de competição novo está entre os 40 e 60 euros. Basta espreitar os vários sites e lojas da especialidade. A marca K&N é uma das mais populares para este tipo de filtro.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: