O que é o filtro de partículas diesel e cuidados a ter

O filtro de partículas é importante para não poluirmos demasiado o ambiente, mas é também uma peça que pode custar muito dinheiro se tiver problemas

O que é o filtro de partículas diesel e cuidados a ter
Saiba para que serve.

Tendo em conta a necessidade de poluirmos menos o ambiente e de cuidarmos do nosso planeta, desde 2009 que automóveis a gasóleo vêm com um filtro de partículas diesel, sendo que a instalação deste elemento é obrigatória de acordo com normas europeias. Alguns fabricantes, no entanto, incluíram estes filtros nos seus veículos antes de 2009.
 

O que é? 

Um filtro de partículas diesel é um dispositivo que faz parte do sistema de escape, que retém partículas diesel e outras partículas poluentes, impedindo-as assim de serem libertadas para a atmosfera.

Estes filtros são tão eficazes, que podem impedir que até 80% das partículas vão para a atmosfera, reduzindo assim as emissões poluentes dos veículos com motor diesel. Estão normalmente situadas na parte dianteira do sistema de escape.

 

Como funciona?

Um filtro de partículas diesel acumula as partículas numa estrutura como a de um filtro a que estamos habituados, e como qualquer outro filtro, acaba por ser precisa a limpeza para que continua a haver eficiência.

Isto não significa que vai de aprender a trocar o filtro, nem que vai ter de ir comprar filtros semanalmente. O filtro de partículas conduz uma operação cíclica, chamada ciclo de regeneração, em que este queima as partículas que se vão acumulando, sem o condutor precisar de fazer nada. Existem dois tipos de ciclos de regeneração:
  • Regeneração passiva Esta ocorre em grandes viagens, quando a temperatura do escape está acima dos 300ºC, queimando as partículas no processo.
  • Regeneração ativa – Quando a temperatura não sobe o suficiente e as partículas se vão acumulando, despoleta-se a regeneração ativa. Essencialmente, serão forçadas pela unidade de comando injeções de combustível que fazem subir a temperatura, iniciando a regeneração.
 

Cuidados a ter

O processo de regeneração passiva do filtro precisa de uma determinada temperatura para se ativar, e se não fizer viagens longas o mais provável é não a alcançar.

A falta do processo de regeneração passiva provoca, normalmente, o aparecimento de um indicador de avaria no painel, um aumento de consumo de combustível, e afeta o desempenho do carro. No limite, pode até vir fazer com que este entre em modo de segurança, onde apenas anda devagar, ou nem anda – aí sim a viagem vai ser longa!

Se vir uma indicação de avaria vá à oficina ver o que se passa, pois pode ter de trocar o filtro. De acordo com algumas marcas este dura toda a vida útil do veículo, mas nem sempre é assim. O aconselhável é ver o dispositivo regularmente, em períodos de cerca de 100 mil quilómetros.

 

Preço

O preço de substituição do filtro varia entre €1000 e €3000, dependendo do veículo e do motor. O melhor, é fazer umas viagens longas de vez em quando para ir ver os tios que vivem longe.
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