Financiamento para carros: conheça as opções

Recorrer ao financiamento para carros é uma opção a ter em conta, mas existem várias modalidades a considerar. Conheça-as.

Financiamento para carros: conheça as opções
A resposta dependa das suas necessidades

Como nem todos os portugueses têm a possibilidade de comprar um carro a pronto, é necessário darmos uma vista de olho às diferentes opções de financiamento para carros, de modo a que possa ver qual poderá ser a melhor para si. Saber qual é a melhor depende da sua situação, das suas necessidades e dos seus planos para o futuro.

Que opções de financiamento para carros existem?

1. Crédito automóvel

O crédito automóvel é a opção de financiamento para carros mais conhecida. Esta será a melhor se quiser ser desde logo proprietário do automóvel que vai comprar. O crédito pode ser adquirido tanto junto dos bancos, como também através de concessionárias, e a taxa de juro a pagar irá variar de acordo com o montante pedido, o prazo, e o automóvel.

Nesta modalidade é possível ter melhores condições ao dar mais garantias ao banco, e é possível optar por comprar um automóvel usado, em vez de um novo.

Muitas vezes é necessário assinar um contrato que prevê reserva de propriedade. Isto significa que o carro é propriedade do cliente, mas que este não o pode vender sem ter autorização da instituição financeira.

2. Leasing

O leasing é uma modalidade de financiamento para carros que tem ganho muitos adeptos. Nesta, o cliente celebra um contrato com uma locadora, que será proprietária do carro até ao final do contrato, e que o arrenda ao cliente.

O cliente terá de pagar uma renda mensal que incluí o valor do bem, o IVA, comissões e taxas de juro. No final do contrato, o cliente poderá adquirir o automóvel, mediante o pagamento de um valor definido no contrato, ou optar por trocar ou devolver a viatura.

3. ALD

O ALD (Aluguer de Longa Duação) é bastante semelhante ao leasing. O cliente assina um contrato de aluguer com uma instituição de crédito e paga uma renda mensal, ficando o automóvel em nome da instituição. No final do contrato o cliente tem de comprar o carro pelo valor residual negociado – não tem a opção de trocar ou devolver a viatura, ao contrário do leasing. Nesta modalidade de financiamento para carros assina-se um contrato de promessa de compra e venda.

4. Renting

O renting é uma modalidade menos conhecida, e muitas vezes vista como aluguer operacional de veículos. Nesta modalidade o cliente não é dono do automóvel, mas paga uma renda mensal pelo aluguer do mesmo, por um período limitado e mediante quilometragem combinada. Caso passe os limites combinados, terá de pagar um extra, mas se circular a menos poderá reaver algum dinheiro.

No final do contrato, pode entregar o veículo ou comprá-lo por um valor acordado com a locadora, ou pelo seu valor comercial.

O renting destina-se a quem não quer ser proprietário de um carro, mas quer utilizar um sem ter de se preocupar com a manutenção. Existem ainda serviços extra que podem, por exemplo incluir a disponibilização de veículo de substituição e a gestão de seguros.

Vejam também: