PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Fio dentário: sim ou não?

Tudo o que precisa saber sobre o uso do fio dentário. Esclareça todas as suas dúvidas no artigo que se segue.

Fio dentário: sim ou não?
A sua higiene oral em primeiro lugar!

Manter uma boa saúde oral é sinónimo de bem-estar e consequente qualidade de vida. A forma como diariamente se faz a higiene oral é importante para prevenir desconfortos de doenças e infeções na boca. Um dos meios que pode ajudar a ter uma adequada higiene oral é o uso do fio dentário. No entanto, existem opiniões contraditórias relativamente ao uso desta técnica.  



Benefícios do fio dentário

Antes de passarmos a explicar se deve usar ou não fio dentário, importa referir que apenas 17% da população utiliza esta técnica de forma regular. Por desconhecimento ou por mera opção, as pessoas acabam por preferir os meios mais comuns para proceder à sua higiene oral, como por exemplo a escova de dentes. 

Como se pode ver nas embalagens dos diferentes fios dentários, consta nas indicações informações como remoção da placa bacteriana entre os dentes e remoção da placa bacteriana em zonas difíceis. Por estas indicações podemos presumir que a razão principal para usar esta técnica é remover restos de comida e a placa bacteriana, se existir.  
 


Usar o fio dentário. Sim ou não?

Para Robin Seymour, professor de Ciências Dentárias, o uso do fio dentário é aconselhável mas de forma correta! “O problema é que maior parte das pessoas não tem a destreza necessária para manipular o fio dentário”, afirma o professor, acrescentando que muitas vezes as pessoas acabam por empurrar a comida para baixo das gengivas em vez de removerem a placa. 

Por outro lado, Graham Barnby, dentista de Marlow, defende que não há nenhuma evidência que comprove que o fio dental é eficaz na prevenção da cárie dentária a longo prazo. Contudo, o dentista afirma que o fio dentário tem um importante papel na prevenção das doenças da gengiva. 

Para a Ordem dos Médicos Dentistas, a opinião é que é importante usar esta técnica para higienização dos espaços interdentários para haver um cuidado adequado dos dentes e das gengivas. 

Podemos concluir, através destas opiniões, que o uso do fio dentário é aconselhável mas dentro dos parâmetros da boa utilização desta técnica. Ao não usar de forma adequada, o objectivo do fio dentário não se realiza e os dentes e as gengivas podem ficar danificados. 



Uso correto do fio dentário

  • Deve comprar o fio dentário que se adequa à sua cavidade bucal;
  • Utilize o fio em todos os dentes, não se esqueça de nenhum;
  • Enrole à volta de cada dedo médio perto de 40 cm de fio, criando um espaço de 10 cm entre os dedos;
  • Faça deslizar suavemente o fio dental entre o polegar e o indicador, executando movimentos para cima e para baixo entre os dentes. Deve passar o fio à volta da base de cada dente;
  • Para retirar o fio, execute movimentos para trás e para a frente de forma suave, sem nunca forçar contra a gengiva;
  • Repita estes passos em todos os dentes. 

Veja também: