Fisioterapia: tipos e utilidades

A fisioterapia consiste numa ciência da saúde utilizada para avaliar, prevenir e tratar disfunções do corpo humano. Confira como pode ser útil para si.

Fisioterapia: tipos e utilidades
A fisioterapia é uma importante ferramenta de reabilitação

A fisioterapia é muito versátil e tem inúmeras aplicações. Trata-se de uma ciência da área da saúde que estuda, diagnostica, previne, trata e reabilita problemas dos órgãos e sistemas do corpo humano.

As sessões podem decorrer em clínicas, centros de reabilitação, escolas, clubes e academias. De acordo com o problema diagnosticado, existem diferentes formas de abordar a fisioterapia ou mesmo diferentes tipos de fisioterapia.

Tipos de fisioterapia

Cinesioterapia

A cinesioterapia é um tipo de fisioterapia que estimula a movimentação através de exercícios de alongamento e de fortalecimento dos músculos. É, geralmente, a terapia mais utilizada, seja sozinha, seja com outras ferramentas de apoio – eletroterapia, crioterapia, etc.

Crioterapia

No caso da crioterapia, os pacientes recebem um tratamento de frio, que pode ser aplicado na forma de compressas, de varredura, por imersão,  entre outras.

O objetivo deste tipo de fisioterapia é o de aliviar a dor numa determinada parte do corpo, a de redução de inflamação ou ainda de estimulação dos músculos.

Eletroterapia

A eletroterapia recorre a um conjunto de equipamentos que utilizam a corrente elétrica para estimular determinada parte do corpo.

Consoante o objetivo que se pretende alcançar, são utilizadas diferentes intensidades e frequências. Quando ouve falar nos famosos “choques” que se vai levar na fisioterapia é a este tratamento que as pessoas se referem.

fisioterapia

Fototerapia

A fototerapia utiliza a luz para diminuir algum tipo de dor, para reparar tecido do corpo, reduzir inflamações ou outros. O tipo de luz utilizada – por exemplo, infravermelhos ou laser – vão variando de caso para caso e consoante o problema apresentado pelo paciente.

Massoterapia

A massoterapia utiliza massagens e técnicas que visam o relaxamento muscular, a drenagem, a estimulação, entre outros. Drenagem linfática, massagem reflexa e massagem clássica são alguns dos exemplos deste tipo de fisioterapia.

Hidroterapia

Recorrendo à água, tal como o nome indica, o paciente emerge total ou parcialmente o seu corpo durante o tratamento. O que varia é a temperatura da água – fria ou morna – de acordo com o objetivo que se pretende alcançar.

hidroterapia

Mecanoterapia

Este tipo de fisioterapia utiliza ferramentas mecânicas para atingir o objetivo do paciente.

Fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória recorre a técnicas para promover a saúde do sistema respiratório. Tosse assistida, pressão respiratória, incentivadores respiratórios são algumas das técnicas utilizadas.

Terapia manual

Tal como o nome indica, a terapia manual usa a força de mãos para atingir os objetivos. Muitas vezes é confundida com a massoterapia, mas utiliza manipulações diferentes.

fisioerapia

Termoterapia

De acordo com o problema a tratar, a termoterapia utiliza o calor seco ou húmido para o tratamento. São normalmente objetivos de diminuição de dor, relaxamento muscular, terapia aos músculos, entre outros.

Veja também: