AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Cursos de Formação de Formadores: guia essencial

Saiba a quem se destinam e como estão organizados os cursos de Formação de Formadores.

Cursos de Formação de Formadores: guia essencial
Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Um formador é um profissional que dinamiza, acompanha e avalia um grupo de formandos ao longo de um determinado período de formação. A formação de formadores está orientada para a prática de diversas atividades profissionais e uma das principais funções do formador é, precisamente, permitir o desenvolvimento de competências – gerais e específicas – relacionadas com essas atividades.
 

Formação de Formadores: as perguntas mais frequentes

Para exercer a atividade de formador, é necessário ter habilitação para a docência ou concluir, com aproveitamento, um curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores. Desta forma, o candidato poderá obter um CCP – Certificado de Competências Pedagógicas (antigo CAP).
 


A quem se destinam os cursos de Formação de Formadores?

A habilitação mínima para se poder inscrever num curso de Formação de Formadores é ter o 9º ano de escolaridade. No entanto, preferencialmente, o acesso a esta formação pedagógica é dado a candidatos com qualificações de nível superior.

Quem já possui habilitação para a docência (por exemplo, Licenciatura em Ensino de Matemática) não precisa de frequentar esta formação, podendo solicitar diretamente o CCP no IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.
 


Onde é possível frequentar estes cursos?

Em qualquer entidade de formação devidamente autorizada pelo IEFP. Todas essas entidades encontram-se registadas no Portal Netforce e devem cumprir todos os pré-requisitos necessários para a realização de cursos de Formação de Formadores.
 


Como está organizada a formação?

Um curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores segue, regra geral, uma estrutura curricular composta por nove módulos de formação. A duração mínima dos cursos é de 90 horas, sendo que a cada módulo geralmente se atribui uma carga horária de dez horas.

Os módulos exploram temáticas variadas, desde a conceção de materiais didáticos à avaliação das aprendizagens dos formandos, da comunicação em grupos de formação até à própria simulação da formação.
 


Quais são os seus principais objetivos?

Estes cursos pretendem preparar os formadores para o exercício da sua atividade, ajudá-los a definir os objetivos pedagógicos adequados a cada ação de formação, bem como a aplicar metodologias diversificadas e instrumentos de avaliação ajustados a cada público-alvo.
 


Quanto custa um curso de Formação de Formadores?

O preço de um curso de Formação de Formadores varia consoante a entidade formadora.
 


Como decorrem estes cursos?

Há cursos de Formação de Formadores que decorrem em horário laboral, mas também existe a possibilidade de os frequentar em horário pós-laboral. A formação pode decorrer totalmente em regime presencial ou ainda em regime B-Learning (algumas sessões presenciais e outras em contexto de ensino à distância).

Veja também: