Conheça a formação na área da Eletrónica Médica da Master.D

Sabe quem está por trás das máquinas de diagnósticos, exames e análises? Conheça o técnico reparador de equipamento médico e hospitalar.

Conheça a formação na área da Eletrónica Médica da Master.D
Saiba como ser um técnico na área da saúde

Há duas áreas em que todos nós, inegavelmente, precisamos de poder confiar: a saúde e a ciência. Mas, para além dos profissionais de bata e estetoscópio que cuidam do nosso corpo, estes dois setores baseiam-se nas máquinas para funcionar. Como definir a evolução e os avanços médicos e científicos sem levar em conta os aspetos tecnológicos? Cada vez mais, a tecnologia ocupa um espaço de destaque e podemos mesmo afirmar que dela dependem os nossos diagnósticos, análises e exames.

Já parou para pensar como tudo isto funciona? Quem está por trás das máquinas que medem o seu ritmo cardíaco ou fazem cópia do que se passa no seu cérebro? Quem controla as máquinas que avaliam os níveis de risco que podem comprometer a sua saúde? Há uma profissão que pode passar despercebida, mas é uma das mais fundamentais a ter em conta: O técnico reparador de equipamento médico e hospitalar.

Sabia que a manutenção destes equipamentos deve ser realizada por profissionais especializados no assunto? Só eles podem garantir a optimização do seu funcionamento, respeitando as normas de segurança necessárias. Fique atento a este artigo e entenda mais sobre esta profissão que não pára de crescer.

O técnico reparador de equipamento médico e hospitalar

tecnico-reparados-de-equipamento-medico-e-hospitalar

Quando estamos dependentes dos profissionais de saúde, depositamos neles toda a confiança que temos e parecemos esquecer que as máquinas não são objetos à prova de falhas. Esta talvez seja a melhor forma de definir a importância do técnico reparador de equipamento médico e hospitalar: Ele garante que o seu funcionamento é tão seguro que, sequer, abre margem para questionarmos os aparelhos.

Se as máquinas não funcionassem corretamente, o mais normal seria pensar nelas quando estamos numa situação de saúde comprometida, certo? Se já chegou à mesma conclusão, que tal pensar em ser um profissional da área?

Formação na área da Eletrónica Médica na Master.D

O acesso a cuidados de saúde é uma necessidade de todos e o crescimento deste setor abre espaço para que as profissões ligadas à área sejam, cada vez mais, requisitadas pela sociedade. Com a evolução da medicina e da tecnologia as unidades de saúde abrem uma importante janela no mercado de trabalho – e, se este um dos seus interesses, apostar no Curso de Reparador de Equipamento Médico e Hospitalar é investir numa carreira com futuro promissor (para além, claro, de muito gratificante).

Na Master.D, rede de escolas líder em formações técnicas e profissionais, o programa do curso é dirigido a todos aqueles que desejam trabalhar na instalação, reparação e manutenção de equipamentos médicos eletrónicos utilizados em hospitais, clínicas ou laboratórios. Através do curso, os formandos aprendem a montar, instalar, calibrar, configurar, reparar e assegurar a manutenção dos equipamentos técnicos que são mais utilizados nas unidades de saúde.

Dinâmico e funcional, o programa conta com um conjunto de sessões práticas realizadas em laboratório e, no final, oferece aos formandos a possibilidade de candidatura a um estágio formativo.

Quais são os objetivos do curso na Master.D?

  • Saber observar, interpretar e utilizar esquemas, manuais e qualquer outra literatura técnica que seja fornecida pelos fabricantes de equipamentos de eletromedicina;
  • Colocar em prática os procedimentos associados às operações de ajuste, correção e manutenção de equipamentos de eletromedicina;
  • Entender os princípios básicos e fundamentais que ditam o funcionamento de equipamentos de eletromedicina;
  • Reconhecer todas as especificações técnicas que digam respeito à instalação, reparação e manutenção de equipamentos de eletromedicina.

Funções capacitadas

No fim do curso, o técnico será capaz de organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de equipamentos de eletromedicina, prestar assistência técnica a clientes e esclarecimentos sobre o a utilização dos equipamentos de eletromedicina intervencionados e elaborar relatórios específicos.

Saídas profissionais

  • Colaborador de assistência técnica de equipamentos médicos;
  • Instalador de sistemas de electromedicina;
  • Comercial da área de electromedicina.

Onde o técnico reparador de equipamento médico e hospitalar pode trabalhar?

  • Empresas de venda de equipamentos médicos;
  • Unidades de saúde onde sejam usados aparelhos de electromedicina (hospitais, clínicas, centros de saúde e laboratórios de análises, por exemplo).

Se este artigo chamou a sua atenção para a profissão, visite um dos centros Master.D e conheça mais sobre a carreira que pode seguir, ou preencha o formulário online para ser contactado.

Veja também: