A importância da formação na área industrial

Falta de mão de obra especializada e evolução do setor colocam um tema no centro da discussão: a importância da formação na área industrial.

A importância da formação na área industrial
Descubra esta janela no mercado de trabalho

Quem conhece o setor, sabe bem das suas exigências e do grau de responsabilidade inerente à profissão. Mas, afinal, porque é tão importante fazer uma formação na área Industrial? Ter mão de obra qualificada e especializada é, para as empresas contratantes, sinónimo de reunir uma equipa dotada de competências técnicas para a realização de trabalhos e preencher uma lacuna crónica no mercado: a escassez de profissionais capacitados.

Num setor que, para além de resultados, exige o total comprometimento com a segurança, investir em profissionais especializados é aspecto fundamental e incontornável – bem como solucionar o problema da falta de mão de obra. Sendo este um grande desafio da indústria, é preciso manter os olhos postos nas necessidades do mercado e nas oportunidades de carreira que nascem com elas.

A importância da formação na área Industrial e a oportunidade de trabalho

Sabia que a escassez de mão de obra especializada tem afetado o desenvolvimento industrial? Em todo o mundo – e em Portugal não é diferente – a falta de profissionais qualificados tem prejudicado o setor. Isso acontece porque, em parte, o processo industrial mudou e, com ele, mudaram as máquinas, as necessidades e as formas operacionais. Por outro lado, a economia identifica ainda que, cada vez mais, os profissionais da área são menos em números e a solução passa por criar estratégias para atrair os jovens para o mercado de trabalho, investindo nesta área de formação.

Para contrariar a tendência, o mercado industrial tem um desafio: mostrar que o setor é atrativo, que o seu ambiente mudou e que tem oportunidades de emprego.  A constatação é feita por diversos sindicatos profissionais em todo o mundo, que avisam: há janelas de mercado onde os jovens podem e devem investir para garantir trabalho e construir carreira. Ora bem, para chegar a esta conclusão basta pensar que, havendo falta de mão de obra especializada e estando a indústria sempre em constante crescimento, há muitos postos de trabalho por preencher. Apostar numa formação técnica numa área específica da indústria pode ser o mote para crescer profissionalmente, aproveitando o problema crónico que afeta o setor.

Formação profissional na área industrial: onde fazer?

master-d

É a pensar na oportunidade de trabalho, na segurança e no total compromisso com a especialização técnica profissional, que a equipa da Master.D desenvolve continuamente os programas de formação na área industrial. A equipa de formadores analisa e investiga cuidadosamente as reais necessidades do mercado e coloca em prática os cursos de formação específica – que incluem, formações presenciais, e-tutor capacitado para orientar de forma personalizada, ensino e-learning e avaliação final.

Se está a pensar fazer uma formação na área da indústria, tome nota das opções de cursos que a Master.D oferece e decida-se pela carreira que quer desenhar para o seu futuro.

4 CURSOS DE ELETROTÉCNICA, INDÚSTRIA E AUTOMAÇÃO

1. Curso de Programação de Automação Industrial

Com a evolução do mercado, cada vez mais unidades de produção industrial optam pelos sistemas automatizados – uma característica essencial para preservar a competitividade do negócio. Isto torna necessário que haja profissionais qualificados, com conhecimentos sólidos e específicos para realizar o trabalho com autómatos programáveis. Neste contexto, nasce o Curso de Programação de Automação Industrial.

Quais funções o aluno concluinte do curso poderá realizar?

  • Programar autómatos para fins industriais.
  • Identificar as necessidades técnicas de um determinado sistema industrial, adaptando a programação e optimizando todo o processo industrial.
  • Reparar sistemas de automação.
  • Comercializar sistemas de automação industrial.

2. Curso de Instalação de Alarmes

O Curso de Instalação de Alarmes é direcionado a formandos sem experiência ou que já trabalharem na área e queriam atualizar os conhecimentos e novas abordagens da profissão. Também está especialmente vocacionado para profissionais de vigilância.

O programa aborda os vários tipos de alarmes técnicos, as diversas componentes da instalação e ainda o planos de manutenção previstos. Os formandos contam ainda com aulas sobre as normas e legislação vigente que regulamentam os equipamentos. Após a conclusão da formação técnica, os alunos podem integrar a bolsa de estágios e emprego oferecida pela Master.D.

3. Curso de Manutenção Industrial

O Curso de Manutenção Industrial é uma formação capaz de dotar o futuro profissional de competências e conhecimentos indispensáveis à realização das mais diversas tarefas técnicas, como instalação, execução e manutenção de equipamentos eletrônicos, eletromecânicos e elétricos em empresas que atuam na área da manutenção industrial.

Com o programa, o formando adquire noções de física, matemática, desenho técnico , soldadura, pneumática, segurança, higiene, saúde e ambiente, desenvolvendo assim capacidades para identificar materiais e ferramentas, interpretar desenhos e esquemas, efetuar instalações, realizar a sua manutenção e ainda reparar, quando necessário.

4. Curso de Reparador de Equipamento Médico e Hospitalar

A constante evolução da ciência e da medicina faz com que os estabelecimentos de saúde utilizem as mais avançadas tecnologias do setor da saúde. Mas, já pensou em quem repara ou faz a correta manutenção dos equipamentos que ajudam a controlar a sua saúde? O Curso de Reparador de Equipamento Médico e Hospitalar é direcionado a todos os futuros profissionais que tenham o desejo de optimizar o funcionamentos de equipamentos de exames, análises ou diagnóstico.

No curso, os formandos aprendem a montar, instalar, calibrar, configurar e fazer a manutenção das máquinas e equipamentos técnicos mais utilizados nas unidades de saúde. O programa inclui sessões de prática em laboratório e oferece ao formando a oportunidade de candidatura a estágios formativos.

Se trabalhar na indústria é um dos seus sonhos e vê nisso uma oportunidade de carreira, ou se pretende atualizar os conhecimentos na área, comece por contactar a Master.D e saber mais sobre o curso que melhor se adapta a si e aos seus objetivos.

Veja também: