5 formas criativas de entregar um CV

Agora que tem um currículo de que se orgulha, invista em formas originais e criativas de o entregar na empresa. Damos algumas dicas!

5 formas criativas de entregar um CV
Impressione as empresas com estas formas criativas de entregar o CV

Já sabemos que o conteúdo do seu CV é o mais importante, mas as empresas estão cada vez mais exigentes e valorizam formas criativas de entregar um CV! Saiba como levar o seu currículo à “pole position”: fique com as nossas 5 sugestões!

Impressione com estas formas criativas de entregar um CV

De seguida, damos 5 exemplos de como fazer chegar o seu currículo de forma criativa e diferenciadora à empresa dos seus sonhos.

1. Aposte na embalagem

É importante criar uma embalagem especificamente para o seu CV, como se fosse parte dele e pudesse ela mesma demonstrar parte das suas competências. Uma embalagem cuidada e visualmente apelativa, rica em conteúdo, transmite uma imagem positiva do seu trabalho. Nela poderá incluir, por exemplo, além do CV, um portefólio, uma carta de motivação e outros documentos que sejam pertinentes.

2. Crie um CV animado

Apresentar um CV animado digitalmente pode trazer-lhe um fator de diferenciação extra. Se considera que quem vai avaliar o seu CV poderá valorizar uma proposta arrojada, avance. Este tipo de abordagem tem a vantagem de poder ser feita por e-mail. É importante não ceder à tentação de tornar o seu CV público, em redes sociais como o LinkedIn ou o Facebook. Faça do envio deste currículo um momento especial e exclusivo para a empresa!

cv animado

3. Imprima o CV num objeto inusitado

Aqui está algo realmente corajoso e uma das formas mais criativas de entregar um CV. Porque não imprimir o seu CV num objeto completamente inusitado? O segredo não é apenas chocar por ser uma ideia fora do normal, mas sim fazê-lo com um propósito.

É importante, mais uma vez, que a ideia por trás da escolha do objeto seja coerente com o seu CV ou com o emprego a que concorre, e que seja comunicada de forma eficiente, ou seja, que comunique claramente a intenção.

Exemplos: caixas de chocolates, caixas de medicamentos, skates, pautas de música, guardanapos, mapas, garrafas, tshirts, entre outros.

4. Use o QR code

Porque não enviar embutido no seu CV um código QR, cuja leitura remeta para uma faixa áudio consigo a falar, ou um ficheiro vídeo em que mostre mais do seu trabalho?

5. Experimente o currículo em vídeo

Um CV em vídeo é uma forma divertida de se apresentar e tem impacto. Faça um pequeno vídeo de, no máximo, 2 minutos. Descreva as suas experiências e qualificações. Inclua música de fundo, gráficos e imagens. Procure a iluminação, a apresentação e o enquadramento certos. Quando enviar o vídeo por e-mail ou através de um link, anexe uma cópia do seu currículo tradicional para que o empregador possa usá-lo nos processos administrativos internos.

Faça-o com bom senso

Ao abordar as empresas usando estratégias criativas, corre o risco de não ser bem interpretado, por isso, aconselhamos cautela e bom senso na altura de definir a sua estratégia de comunicação com o mercado de trabalho. Já sabe que, se preferir, pode sempre voltar à forma mais tradicional de envio do currículo: por email ou por correio. Sem esquecer que as visitas presenciais às empresas podem, quando bem preparadas, ter um bom resultado para os candidatos.

Veja também: