5 formas de arruinar o seu cabelo

Certos hábitos, por mais inofensivos que possam parecer, podem estar a arruinar o seu cabelo.

5 formas de arruinar o seu cabelo
Saiba quais e passe a evitá-las

Quem é que não gosta de ter um cabelo bonito e saudável? A verdade é que por entre os mil e um cuidados que possa ter com o seu cabelo, há alguns deles que podem ser mais prejudiciais do que benéficos.

De facto, certos hábitos de cuidado diário, por mais inofensivos que possam parecer, podem mesmo estar a arruinar o seu cabelo. Descubra (e evite!) alguns deles.

5 hábitos que podem estar a arruinar o seu cabelo

1. Lavar o cabelo em excesso

Manter o cabelo limpo não significa que tenha que o lavar todos os dias. Ao lavar o cabelo demasiadas vezes faz com que o exponha aos químicos dos produtos capilares fazendo com que o seu cabelo fique mais seco, isto para não falar que as lavagens em excesso desgastam o couro cabeludo.

2. Andar sempre com o cabelo atado

Os rabos-de-cavalo, coques e tranças podem ser muito práticos, mas não são propriamente saudáveis para o seu cabelo, isto porque usar o cabelo muito apertado vai exercer demasiada pressão sobre a raiz e pode causar queda e perda capilar.

3. Pentear o cabelo ainda molhado

Este é outro daqueles hábitos muito comuns, mas que na realidade só contribuem para arruinar o seu cabelo. O cabelo molhado está mais frágil e, ao ser penteado, fica mais quebradiço. Se quer desembaraçar o cabelo ainda molhado use os dedos e penteie-o apenas quando estiver seco.

4. Secar o cabelo a temperaturas demasiado elevadas

Pode até achar que é da forma que seca o cabelo mais rápido, mas os efeitos desta prática são nefastos para o cabelo. As temperaturas muito altas fragilizam o cabelo e podem fazer com que fique mais quebradiço. Preferencialmente, deve usar um protetor de calor antes de secar o cabelo, mas o ideal é mesmo deixá-lo secar ao natural.

5. Usar sempre o mesmo champô ou condicionar

Tem um champô que adora e usa há anos a fio… pois, mas não devia. Deve adequar os seus produtos capilares ao estado do seu cabelo (e sim, ele vai mudando). Se o cabelo está mais seco deve substituir o champô habitual por um indicado para cabelos secos, se está mais oleoso, o mesmo. Deve, também, ir variando de marca.

Veja também: