10 formas de conseguir uma casa sustentável

Há alguns aspetos que devemos ter em conta ao construir e manter uma casa sustentável. Descubra-os nas próximas linhas.

10 formas de conseguir uma casa sustentável
Sugestões amigas da carteira e do ambiente

Uma casa sustentável é cada vez mais importante nos dias de hoje, quer por questões de poupança financeira, quer pela preservação dos cada vez mais escassos recursos naturais.

 

10 ideias para tornar o seu lar mais amigo do ambiente

Adira à Energia Simples e poupe centenas de euros por ano! 1. Se está prestes a escolher a sua nova casa, tenha em conta a localização da mesma, pois este aspeto influi no desempenho e necessidades térmicas do edifício. Se puder, prefira um local arejado com pouco trânsito, logo menos poluído. E porque não reabilitar uma casa já existente ao invés de construir? 

2. As casas viradas para sul têm uma necessidade de aquecimento menor no Inverno devido à incidência do sol nesta orientação, pelo que deve deixar para o lado norte da sua habitação divisões como casas de banho, despensa ou arrumos, que necessitam de pouca ou nenhuma abertura para o exterior. É a norte que se originam grandes perdas térmicas através do vidro durante o Inveno. 

3. Aproveite ao máximo a luz natural para efetuar tarefas durante o dia, sendo que sempre que necessitar de iluminação artificial deverá optar por lâmpadas de baixo consumo ou led e por iluminação localizada para conseguir uma casa sustentável.

4. Equipe a sua casa com eletrodomésticos de classe energética superior, preferencialmente A+++. O investimento inicial é mais avultado, mas o desempenho e baixos consumos compensam logo a partir da primeira utilização. 

5. Opte por caixilharias com corte térmico, fabricadas de forma a promover uma redução da transmissão térmica entre 40% a 60%, e vidro duplo para uma melhor conservação de energia. As caixilharias devem possuir grelhas de ventilação para facilitar a renovação do ar, aspeto de extrema importância para que se mantenham as condições de salubridade no interior dos edifícios. 

6. Sabia que as cores utilizadas nas fachadas e coberturas também influenciam o conforto térmico? Uma fachada branca pode absorver até 25% do calor do sol, mas se for pintada num tom mais escuro e quente pode absorver até 90%!

7. Para poupar água e conseguir uma casa sustentável, dote os autoclismos de dispositivos de dupla descarga. Se colocar uma ou duas garrafas de água, com areia no interior, dentro do depósito do seu autoclismo, pode poupar até 3 litros de água por descarga.

8. Evite banhos demorados, desperdícios na lavagem da roupa ou da loiça, ou abrir o frigorífico muitas vezes. Saber poupar energia é meio caminho andado para uma casa sustentável. 

9. Opte por uma solução de autoconsumo e produza a sua própria energia, conseguindo uma poupança ainda maior na conta da eletricidade. Conheça as soluções disponibilizadas pela Energia Simples consiga uma casa ainda mais sustentável. 

10. Por último, renda-se à reutilização de materiais para outros fins, de forma a aproveitá-los e evitar o desperdício de recursos e, claro, não se esqueça de separar o lixo e reciclar!
 

Veja também: