Publicidade:

10 formas de prolongar o perfume e poupar

Todos gostamos que a nossa fragrância favorita se mantenha na pele por muito tempo. Descubra aqui algumas formas de prolongar o perfume.

10 formas de prolongar o perfume e poupar
Saiba como aumentar o efeito do seu perfume por mais tempo

Com certeza já lhe aconteceu comprar um perfume que adorou mas, depois de o aplicar, sentir que não o consegue manter na pele por muito tempo. Há, no entanto, formas de prolongar o perfume por várias horas e não gastar o frasco todo de uma vez. Conheça-as aqui.

10 formas de prolongar o perfume

1. Aplique-o após o banho

formas-de-prolongar-o-perfume

A melhor altura para aplicar perfume é imediatamente após o banho, pois a capacidade que o seu corpo tem de absorver a fragrância é maior. Depois de se secar, aplique um pouco do perfume nas chamadas zonas quentes.

2. Saiba em que zonas deve aplicar o perfume

Para prolongar o perfume, de pouco ou nada serve borrifar meio frasco dos pés à cabeça se não o fizer nas zonas certas. As zonas quentes são aquelas onde a pele é mais fina ou onde a circulação sanguínea é maior. É o caso do pescoço, dobra interior dos cotovelos e joelhos, pulsos e atrás das orelhas. Nestas áreas, os vasos sanguíneos estão mais próximos da pele.

Aplicar um pouco de perfume no cabelo húmido também o irá fixar mais facilmente e por mais tempo.

3. Roupa primeiro

Tirando as zonas quentes, que retêm melhor o odor do perfume, o ideal é aplicar o perfume na roupa. O perfume aplicado na roupa não evapora tão depressa como na pele, para além de que, na pele, o cheiro do perfume se mistura com os odores naturais do corpo, podendo alterar o aroma do perfume. Se aplicar perfume num casaco ou noutro tipo de peça que não lave com tanta frequência, não terá de aplicar o perfume tantas vezes.

4. Combine-o com outros produtos da mesma gama

formas-de-prolongar-o-perfume

Esta é outra das formas de prolongar o perfume, mas também uma das mais dispendiosas. Se puder, conjugue pelo menos outro produto com o mesmo aroma. Por exemplo, o gel de banho ou o creme de corpo, e consiga que o seu aroma preferido se mantenha na pele por mais tempo.

5. Tenha atenção à concentração da essência

Na altura de comprar a sua fragrância, saiba quais as mais intensas. Certamente, já ouviu falar de eau de parfum, eau de toilette, entre outros. Os nomes são distintos porque cada um tem diferentes concentrações da essência que dá o cheiro ao produto. Os tipos de fragrância que pode encontrar são os seguintes, por ordem decrescente de concentração de essência:

  • Parfum (Perfume)
  • Eau de parfum
  • Eau de toilette
  • Eau de cologne
  • Eau fraîche

Isto significa que o perfume é o que se vai sentir durante mais tempo e a eau fraîche por menos tempo, por ser mais suave. Se o seu objetivo é prolongar o cheiro, opte pelas primeiras opções.

6. Prepare a pele antes de aplicar o perfume

formas-de-prolongar-o-perfume

Qualquer perfume se “fixa” melhor quanto menos seca for a pele. Por isso, um dos truques mais bem-sucedidos para prolongar a fragrância passa por aplicar um pouco de vaselina ou óleo corporal nas zonas onde pulverizará o perfume. Este vai aderir com muito mais facilidade se a pele estiver hidratada e, por conseguinte, permanecerá por mais tempo.

7. Saiba que perfumes evitar

formas-de-prolongar-o-perfume

Se quer prolongar o perfume, evite os florais e os cítricos. São os que duram menos tempo, devido à rápida evaporação das suas notas olfativas. Os amadeirados, orientais e adocicados têm uma maior duração, por isso, se gostar dos aromas, opte por estes.

8. Reaplicação

Não convém exagerar, mas se usa um perfume mais leve e cujo cheiro desaparece facilmente, compre um spray pequeno para andar consigo na mala e para o poder aplicar novamente.

9. Adapte-se à altura do ano

formas-de-prolongar-o-perfume

Como já referimos, os perfumes amadeirados, orientais e adocicados duram mais tempo. Por isso, são ideais para o inverno, porque dão uma sensação de calor e conforto, por serem mais encorpados.

Já no verão, em parte porque o nosso corpo também liberta mais odores, talvez seja mais indicado optar por fragrâncias mais leves e frescas. Nesta altura, mesmo não sendo perfumes muito fortes, será mais fácil que o cheiro se mantenha por mais tempo.

E convém lembrar que não queremos apenas prolongar o perfume. Também queremos que o cheiro seja sempre agradável. Por isso, dispensamos que seja demasiado intenso.

10. Dicas de conservação

formas-de-prolongar-o-perfume

Agora que já conhece formas de prolongar o perfume na sua pele por mais tempo, saiba como o guardar corretamente:

Coloque-o no frigorífico: o perfume daquelas coisas que nunca nos lembramos de colocar no frio, mas que faz todo o sentido que lá esteja. Guarde-o dentro da embalagem de cartão original para que o seu aroma se mantenha inalterado por muito tempo;

Proteja-o da luz: não o deixe perto de uma janela ou mesmo debaixo de luz forte da casa de banho. O calor altera facilmente a fragrância;

Não o exponha à humidade: a exposição à luz da casa de banho não é o único motivo pelo qual desaconselhamos deixar o perfume nesta divisão da casa. A humidade tem um efeito no perfume semelhante ao calor.

Veja também: