5 formas fáceis de aumentar a poupança

Aumentar a poupança não é difícil, e pode valer muito a pena, desde que o faça com cuidado. Pode até vir a descobrir mais dinheiro do que pensa ter

5 formas fáceis de aumentar a poupança
Saiba como o fazer sem grandes esforços

Para quem passa o dia a trabalhar para receber o ordenado ao final do mês, é natural que a poupança pareça ser pequena, visto o trabalho custar muito mais do que aquilo que vale o que recebemos ao final do mês. Existem, no entanto, formas de aumentar a poupança para o ordenado parecer ser maior, e neste artigo vamos ver algumas das mais úteis.
 

5 formas de fazer crescer as suas economias 

 

1. Trate a poupança como uma despesa

É obrigado a pagar as contas todos os meses se quer continuar a ter água e luz em casa, então porque não aumentar a poupança tratando-a como uma destas despesas? A quantia que poupa todos os meses depende de si e das suas possibilidades, desde que seja obrigatório poupar todos os meses!  Se quiser melhorar o desafio, pode cortar em doces, ou ter que dar uma corrida todas as manhãs, se falhar nesta nova obrigação.

 

2. Invista num depósito a prazo

É bom ter o dinheiro disponível no banco para o que der e vier, mas se investir num depósito a prazo, de preferência com uma boa taxa de juros, pode também aumentar a poupança ao fazer com que o seu dinheiro trabalhe para si. Pode ganhar pouco em juros, mas sempre é uma ajuda. 

 

3. Invista em Certificados de Aforro

Por falar em fazer o dinheiro trabalhar para si, uma outra forma de fazer as suas economias crescer é através de Certificados de Aforro, que funcionam também através de juros, ajudando assim a aumentar o dinheiro investido. Precisará de esperar um trimestre até poder voltar a tocar no dinheiro, mas quando puder terá uma maior quantia.

 

4. Arredonde quando paga

Sempre que pagar arredonde, e faça com que o arredondamento vá para a poupança. Apesar de juntar poucos cêntimos de cada vez, ao fim de algum tempo estes cêntimos tornam-se euros, que podem fazer falta quando quiser comer um bom bife, ou comprar um pequeno mimo para si mesmo – pelo esforço, você merece!

 

5. Venda o que já não usa

Quando foi a última vez que usou o seu berbequim? E o transferidor? Há pessoas dispostas a pagar por coisas que você já não usa – você tem dinheiro parado em casa, à espera de voltar para o seu bolso. Através de sites como o eBay ou o OLX pode vender aquilo de que já não precisa para aumentar a poupança. Talvez seja boa ideia investir este dinheiro em Certificados de Aforro ou num depósito a prazo, para a beneficiar ainda mais!

Veja também: