11 formas fáceis para se exercitar 30 minutos num dia ocupado

Relembre 11 maneiras fáceis para se exercitar 30 minutos, num dia ocupado, com resultados extremamente benéficos para a saúde e bem-estar.

11 formas fáceis para se exercitar 30 minutos num dia ocupado
Não há desculpas!

É verdade! O dia passa a correr, cheio de tarefas em casa e no trabalho e, por vezes, há pouca energia e muita vontade de cair no sofá!

Mas se quer zelar pelo seu bem-estar e saúde, seria bom que encontrasse pelo menos meia hora por dia para se exercitar e pensar em si! E não, não estou a falar de ginásio, de algo que implique uma nova mensalidade, deslocações, nada disso.

Há tarefas simples do dia a dia que podem ajudar a concretizar o objetivo de se exercitar, pelo menos, 30 minutos por dia, como passear o cão, fazer jardinagem ou uma horta ou caminhar, por exemplo.

Mas há outras possibilidades de se exercitar sem comprometer ainda mais o seu dia com resultados extremamente benéficos para a saúde. Conheça 11 sugestões já a seguir.

11 maneiras fáceis para se exercitar 30 minutos por dia

1. Rentabilizar o percurso para o trabalho ou escola

bicicleta

Mexa-se ao máximo! Tente ir de bicicleta ou a pé para o trabalho. É bom para a sua saúde e para o meio ambiente. E se estiver sol, para algumas pessoas o ânimo vai aumentar. Se tal não for possível, pode optar por sair uma paragem antes, estacionar mais longe do que o habitual e usar as escadas em vez do elevador no local de trabalho e em casa.

2. Aproveitar a hora do almoço

Proibido almoçar à secretária! Aproveite esse tempo! Será que não dá tempo para uma caminhada antes ou depois de almoçar? Ou de ir a algum ginásio perto e aproveitar a hora de almoço para um pequeno treino?

A sua empresa promove algum tipo de atividade física? E que tal sugerir que o façam?

Não dá tempo? Não se esqueça de que estamos a falar de apenas de 30 minutos por dia? Se fizer duas caminhadas do carro para o trabalho (ida e volta) de dez minutos cada, mais uma caminhada de dez minutos depois do almoço… está feito!

3. Arranjar um companheiro de treino

Se a vontade ou motivação não é muita, arranje um colega com os mesmos objetivos, idealmente alguém mais determinado, mas se não o for, poderão motivar-se um ao outro. Não só é bom ter alguém para conversar e compartilhar objetivos para se exercitarem e mudarem hábitos, mas também é mais difícil cancelar quando alguém está a contar consigo.

4. Exercitar-se em casa

meditação

Não precisa de passar horas no ginásio ou gastar uma fortuna em equipamentos caros ou num PT (personal trainer). Pode aceder a vídeos no youtube, blogues sobre estilos de vida saudável e/ou páginas de facebook de personal trainers com planos de treino para todos os gostos. Depois, no seu espaço e ao seu ritmo, experimente aulas e escolha os exercícios que mais se adequam ao seu perfil.

5. Planear atividades e saídas desportivas a dois

Se tiver um encontro marcado, opte por substituir uma ida ao cinema ou jantar por uma caminhada, corrida, aula de natação ou workshop experimental de um desporto diferente, por exemplo, como paddle ou padel, surf, ioga, dança… Farão algo diferente e estão a praticar desporto.

6. Fazer uma caminhada rápida

Exercitar-se não significa necessariamente fazer uma série de exercícios complexos e extenuantes. Um estudo recente revelou que apenas uma hora a caminhar após o trabalho poderia anular o efeito negativo de estar sentado o dia todo a uma secretária.

7. Passear um bebé ou brincar com crianças

passear bebé

Ao passear um bebé na sua cadeira ou ao brincar com crianças (suas, de familiares ou de amigos), estará, com certeza, a gastar muitas calorias e, quem sabe, ainda pode ajudar familiares e amigos.

8. Brincar com um animal de estimação

Os seus amigos de quatro patas irão adorar. Se tiver um cão, faça uma caminhada ou corrida, atire discos e bolas para deixar o seu quatro patas feliz! Se tiver um gato, pode correr com uma fita pela casa ou brincar com bolas entre outros brinquedos para o animar e exercitar.

Se não tiver, pode sempre passear os cães de familiares e amigos. Provavelmente, todos agradecem e vai gastar algumas calorias de forma diferente.

9. Ir à piscina

São reconhecidos os efeitos benéficos da água, quer para o corpo quer para a mente, e não estamos a falar apenas das águas termais. Atualmente há piscinas municipais com excelentes condições a preços bem acessíveis, assim como há spas e hotéis com piscinas, jacuzzis, circuitos de água que o ajudarão a exercitar e a libertar-se do stress.

Dependendo do local onde se encontra e da temperatura, a água do mar também pode ser uma excelente opção, mas tenha cuidado e respeite a cor da bandeira antes de entrar no mar!

10. Participar numa equipa de desporto

correr

Junte amigos, colegas de trabalho ou ex-colegas de faculdade ou turma, por exemplo e formem uma equipa de futebol, de corrida, padel ou de outro desporto de que gostem. Podem alugar um pavilhão ou campo e, se for a dividir por todos, não ficará muito caro. Se preferir, no caso da caminhada ou corrida, o ar livre é de graça e uma ótima escolha.

11. Divertir-se

Brincar, saltar, abraçar, fazer jogos tradicionais, ir a parques infantis e da cidade com os filhos são ótimas formas de diversão para toda a família e permitem que se movimente e exercite sem dar conta e de forma alegre.

Sair para dançar e passear com os amigos, caminhar a descobrir uma cidade, percursos na montanha, fazer escalada, rafting, jogar bowling, etc… há imensas possibilidades de diversão ao seu alcance com a vantagem de ainda zelar pelo seu bem-estar e saúde.

Não arranje desculpas… De certeza que consegue focar-se no objetivo de encontrar para si e para se exercitar 30 minutos por dia!

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