8 formas grátis ou low cost de investir na carreira

Quer investir na carreira, mas tempo e dinheiro escasseiam? Veja sugestões económicas para melhorar o seu desempenho profissional.

8 formas grátis ou low cost de investir na carreira
De forma fácil e barata

Investir na carreira não significa que precisa de voltar aos bancos de escola ou à universidade. Existem formas mais simples, gratuitas ou mais baratas, de adquirir ou aperfeiçoar competências relacionadas com a sua área profissional.

Selecionamos algumas opções que facilmente vai conseguir implementar sem gastar muito tempo ou dinheiro.

8 formas grátis ou low cost de investir na carreira


1. Ler um livro por mês

ler

Nada melhor que ler um livro para aprofundar e adquirir novos conhecimentos em áreas relevantes para a sua carreira.

É verdade que os livros custam dinheiro, mas de certeza que já tem alguns lá por casa que nunca leu. Pois bem, está na altura de pegar neles. Esta será a forma mais fácil, e uma das mais baratas, de investir na carreira e melhorar o seu desempenho profissional e que também lhe trará ainda benefícios a nível pessoal.

2. Torne-se membro de uma associação profissional

Os benefícios de pertencer a uma associação profissional incluem o acesso a eventos e a informações exclusivas sobre a sua área profissional. Também lhe proporcionam ainda oportunidades de networking para alargar a sua rede de contactos.

3. Participe em conferências e workshops

workshop

Pesquise conferências e workshops relacionados com a sua carreira. Embora alguns possam não ser completamente gratuitos, são uma excelente maneira de melhorar as suas competências e uma grande ajuda para criar ideias novas. Aqui, também é importante referir as oportunidades de networking.

4. Faça um curso online

Inscreva-se num curso online para melhorar ou adquirir novas competências. Existem alguns plataformas que disponibilizam cursos gratuitos como, por exemplo, Atelier Digital da Google, Coursera, edX e Udacity.

5. Encontre grupos e comunidades online

Não há forma mais simples e barata de investir na carreira do que participar numa comunidade online, seja no Facebook ou no LinkedIn, e poder colocar questões, trocar  e trabalhar ideias em rede.

6. Procure oportunidades de estágio

procurar online

Ser estagiário não é só para estudantes ou recém-formados. Se pretende mudar de área profissional ou aprender novas técnicas ou competências para a sua área atual, pondere encontrar um estágio ou tornar-se num aprendiz para colmatar alguma lacuna do seu currículo ou para fazer uma possível transição de carreira.

7. Subscreva uma assinatura de uma revista ou jornal da área

Através desta leitura especializada, vai conseguir aumentar o seu conhecimento e manter-se atualizado sobre as mudanças e tendências da sua área profissional.

8. Faça voluntariado

Oferecer a sua experiência de forma voluntária é também uma maneira de aprimorar as suas competências e, o contacto com outras pessoas, pode também trazer-lhe novas visões, novas ideias e novas soluções.

Veja também: