Publicidade:

9 formas simples de tornar o mundo um lugar melhor

Quer ajudar mas não sabe como? Listámos 9 dicas de como pode começar a fazer a sua parte para ajudar as futuras gerações.

9 formas simples de tornar o mundo um lugar melhor
O planeta pode ser ainda melhor para todos

Às vezes parece que tudo do que o mundo mais precisa é de paz, amor e bastante solidariedade. Com tantas coisas a acontecer, a admiração sentida por aqueles que dedicam as suas vidas a ajudarem o próximo cresce a cada dia e é normal pensar que gostaríamos de ter mais tempo ou disposição para ajudá-los a mudar o mundo.

A boa noticia, é que todos têm, no fundo, um pequeno ativista pronto para ajudar a tornar o planeta um bom sítio para se viver, e não é imprescindível que seja a viajar para lugares distantes ou a deixar de lado as coisas que gosta. É possível ajudar de dentro de casa, com pequenas atitudes que, somadas, possuem um enorme impacto.

Formas simples de tornar o mundo melhor

Consumo consciente

O consumo consciente é mais do que apenas uma filosofia de vida, é também parte de um conjunto de ações que procura desacelerar o comportamento irracional focado na aquisição de bens. Consumir de modo consciente é pensar duas vezes se uma camisola ou um cosmético são mesmo necessários, e racionalizar para onde vai esse produto ou a sua embalagem quando não são mais usados. Para além disso, vale a pena pensar: quem fabrica esses produtos? Será que a mão-de-obra é bem remunerada e possui boas condições de trabalho?

É possível consumir conscientemente se não for só por vaidade, ao manter o foco em comprar dos pequenos produtores, do comércio local, da agricultura sustentável e biológica, das centenas de mulheres empreendedoras que mantêm os seus negócios e, até, pensar em como a água e a energia são utilizadas no quotidiano. Tudo o que é consumido tem um custo para alguém e não chega como magia no comércio e nas casas.

Reciclar

Em Portugal, assim como em vários países, existem milhares de pontos de recolha para quem deseja reciclar o lixo que produz. A reciclagem é um bom investimento e uma excelente maneira de ajudar com o problema da acumulação de lixo. Uma das maiores crises mundiais é o despejo do lixo: em países menos desenvolvidos o escoamento dos detritos muitas vezes é realizado com pouca ou nenhuma estrutura e acaba por contaminar todo o ecossistema.

help

Doar

Outra espécie de reciclagem é a doação. Se possui alguma coisa que não usa mais ou que não quer mais, porque não passar em frente? Muitas pessoas podem beneficiar-se daquele casaco ou daquela manta no inverno, por exemplo. Livros, móveis, sapatos, alguns eletrodomésticos: pode sempre existir alguém que precise deles quando já não são necessários. No entanto, é importante que os produtos estejam em bom estado. Se este não for o caso, tente reciclar.

Não desperdiçar

Não deitar fora a comida extra do jantar ou do take away é um bom começo! O exercício aqui é de reaproveitar e evitar os desperdícios. Toneladas de comida são deitadas fora diariamente. Não fazer parte desta estatística é uma pequena maneira de tornar o mundo um lugar melhor sem precisar de se levantar do sofá.

reciclar

Votar conscientemente

Conhecer os políticos que governam a cidade e o país, conhecer as propostas deles, as mudanças que fizeram e votar de maneira consciente. Empenhar-se em ser cidadão é também usar a democracia.

Cultivar um jardim

Plantas ajudam a melhorar o ambiente, enfeitam e produzem oxigénio. Além do efeito terapêutico que mexer com a terra possui, ao saber escolher o que plantar ainda permite que o jardim exista para consumo próprio.

A falta de espaço não precisa de ser um problema, existem várias opções de jardins verticais, e, se a questão for a falta de tempo para cuidar, também existem várias espécies que são de baixa manutenção, como as suculentas. Uma boa opção para quem deseja começar é o plantio de ervas aromáticas: além de deixar o espaço mais verde e harmonioso, são temperos naturais para todos os cozinhados.

Ser gentil

Conhecer os vizinhos, entender a dinâmica da comunidade onde vive, cumprimentar as pessoas com bom dia e boa tarde e, sempre que puder, oferecer ajuda e um elogio. Estes pequenos gestos ajudam a criar um ambiente mais empático. O ser humano também sabe responder com gentileza.

help

Não julgar

Como complemento da dica anterior, evitar fazer pré-julgamentos é uma das maneiras de contribuir para um planeta mais saudável. Se a simpatia oferecida ao vizinho não trouxe resultados, o melhor é tentar não julgar. Muitas vezes as pessoas passam por problemas difíceis de imaginar. Caso o problema não seja resolvido, respeitar o espaço do outro com educação é praticar a empatia.

Registar-se como dador de sangue

Doar sangue não custa e pode ajudar a salvar muitas vidas. Já foi comprovado que, apesar de muitas pessoas apreciarem a ideia de ser dador, poucas de fato o fazem. Aqui pode saber como registar-se, onde doar e de quais grupos sanguíneos os bancos hospitalares estão mais necessitados.

Veja também: