Fotografias artísticas: o que as suas publicações dizem sobre si

O que é que as suas publicações nas redes sociais dizem sobre si? Alguma vez pensou nisso? Verifique aqui se o significado destas imagens traçam corretamente o seu perfil.

Fotografias artísticas: o que as suas publicações dizem sobre si
O impacto das imagens no nosso perfil social

Fazemos uso das redes sociais para diversos fins. Uns, exclusivamente para trabalhar, outros partilham o seu dia-a-dia como quem escreve num diário e há ainda quem faça curadoria de conteúdos, de acordo com os seus interesses mais imediatos - ou de acordo com um perfil social idealizado. E, claro, há também quem goste de fazer posts humorísticos, sobretudo para alegrar o dia dos seus amigos. Bem hajam!
 
Quer o queiramos quer não, o que publicamos nas redes sociais espelha, na maior parte das vezes, traços específicos da nossa personalidade. Recorremos a pouco texto, salvo aquelas notas que, pontualmente, se alongam, por sentirmos que temos algo importante para dizer e para partilhar; e a muitas imagens. Elas valem, de facto, por mil palavras.
 
E são precisamente as imagens que mais nos revelam. Têm essa capacidade, a de pôr a nú o que sentimos ou o que pensamos num determinado momento. São, sobretudo, uma forma de autoexpressão, mas também servem para eternizar um acontecimento ou alguém especial. Em alguns casos, é preciso dizê-lo, espelham, quanto baste, o nosso lado narcísico, o ego e a vaidade. Quem nunca foi vaidoso nestes termos, que atire a primeira pedra.
 

Redes sociais e imagens artísticas 

A título de exemplo, refletimos, em tom genérico, sobre o significado emocional e social do tipo de imagens mais publicadas nas redes sociais como o Instagram ou o Facebook.
 

1. Os amantes de obras de arte



Sim, como nós, há um sem número de pessoas que publicam imagens de obras de arte. Revelam – e escrevemos isto com um sorriso malicioso na cara – que são pessoas que adoram ver o mundo com óculos cor-de-rosa, ou seja, são pessoas apaixonadas pela beleza das pequenas coisas. Quem publica muitas imagens de flores também se encontra neste grupo. Mas atenção, sobretudo no que toca a imagens de arte contemporânea, são, normalmente, pessoas com uma forte consciência social e muito críticas em relação às injustiças e desigualdades sociais.
 


2. Os amantes de luas, pores-do-sol e paisagens sem fim à vista



Estas pessoas, das duas uma, ou são pessoas introspectivas por natureza ou, então, estão apaixonadas. Sabem aquela paixão avassaladora que sentimos quando estamos a começar uma relação e só pensamos na outra pessoa? Essa mesmo.
 


3. Os que gostam de fazer inveja aos amigos



Estas pessoas publicam muitas imagens de praias paradisíacas, com os pezinhos na espuma das ondas, de viagens que fazem, de festas que frequentam, do último relógio que compraram ou do carro topo de gama que adquiriram. Não que o façam por mal, são simplesmente vaidosas. Aplica-se o mesmo princípio das selfies.
 


4. Os amantes de fotografias de família



Estas pessoas são felizes apenas quando estão rodeadas dos que mais amam e fazem questão de o mostrar ao mundo todo.



5. Os amantes de comida



Por norma, não são chefs dotados, mas gostam de dar a ver ao mundo que se alimentam bem e que a sua mesa é muito colorida, e sempre em boa companhia.
 


6. Os amantes de animais



Estas pessoas são a que valorizam verdadeiramente os amigos, independentemente da raça, cor ou religião. 

Veja também: