Fragas de São Simão: um mergulho na paisagem bucólica do Xisto

Parta numa refrescante aventura no Xisto. Visite uma Aldeia com História e aproveite para mergulhar nas águas límpidas das imponentes Fragas de São Simão.

Fragas de São Simão: um mergulho na paisagem bucólica do Xisto
Saiba porque deve planear uma escapadinha às Fragas de São Simão

A 15 minutos a pé da Aldeia do Xisto de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, as Fragas de São Simão são um pequeno oásis na Ribeira de Alge, a querer visitar quando na região. A praia fluvial, entre duas fragas imponentes, encontra-se aninhada no verde da serra, rodeada de loureiros e sobreiros que tornam o cenário tão bonito quanto reconfortante. Aproveite para conhecer uma das mais bonitas Aldeias do Xisto e mergulhar nas águas límpidas das Fragas de São Simão.

A praia fluvial das Fragas de São Simão

Fragas de São SimãoFonte: ADXTUR-Bruno Ramos

No fundo do vale, as Fragas de São Simão, com possantes afloramentos de quartzito, surgem imponentes entre o verde da vegetação. Vista do miradouro que, mais do que vertigens, desperta deslumbre, a praia fluvial aparece como um convite para mergulhar nas águas translúcidas e retemperar corpo e mente na sombra junto ao murmurar da ribeira.

Poderá estender a sua toalha nas pedras macias e respirar, sem pressa, a paisagem à volta ou render-se às aventuras a que as Fragas convidam, como rappel, slide e escalada. Quando de estômago inquieto, rume à zona de lazer para petiscar o que jaz no cesto de piquenique ou, nos meses de mais calor, procure conforto no bar da praia.

A Aldeia do Xisto de Casal de São Simão

Fragas de São Simão

Com uma só rua, Casal de São Simão é uma aldeia que, outrora quase despovoada, se transformou, pelas mãos entusiastas de alguns, num sítio onde é hoje palpável um sentir colectivo. As casas, na maioria de quartzito, foram recuperadas com afecto por novos aldeões que fugiram à cidade e encontraram no campo o sentimento de vizinhança que procuravam.

A magia estende-se, também, a quem apenas visita a aldeia. Verá que, em escassos minutos, este sítio terá despertado em si uma terrível – maravilhosa – sensação de não querer partir. Para uma experiência plena, espreite a Loja Aldeias do Xisto e a Ermida de São Simão, situada no ermo de um monte.

Onde comer

Restaurante Varanda do Casal

Fragas de São Simão

O Varanda do Casal é um dos mais deliciosos segredos desta Aldeia com História, onde poderá confortar os sentidos e a alma com sabores tradicionais e o cheirinho a pão acabado de sair do forno. Renda-se à tiborna de bacalhau e à tigelada, entre outras delícias, e aprecie a vista sobre a aldeia e o vale.

Preço por pessoa (Menu Degustação): 15€ Ver restaurante em bookinxisto.com/pt >>

Onde ficar

Casa do Zé Sapateiro

Fragas de São Simão

A escassos minutos de carro de Casal de São Simão, a Casa do Zé Sapateiro, localizada em Ferraria de S. João, é um espaço acolhedor com vários quartos disponíveis, onde poderá passar agradáveis serões à lareira ou no terraço.

Preço por noite (2 hóspedes, pequeno almoço incluído): 65€ Ver alojamento em bookinxisto.com/pt >>

Veja também:

 

Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes