Francesinha: história e receita

Se gosta de Francesinha, ou se nunca experimentou esta iguaria da cidade do Porto: conheça aqui a sua história e a receita.

Francesinha: história e receita
Saiba mais sobre este prato do Porto

A Francesinha é, sem dúvida, um dos pratos mais singulares da cidade do Porto sendo, por exemplo, um dos pratos mais escolhidos para convívios entre amigos e mesmo para refeições mais tardias, nas noites mais longas destinadas à diversão.

Francesinha, batata frita e cerveja: o programa de sábado à noite

Segundo algumas histórias que vão correndo na cidade, a receita terá tido origem num português chamado Daniel David Silva, que havia trabalhado em França. O cozinheiro ter-se-á inspirado numa típica sanduíche francesa, adaptando os ingredientes para as preferências e paladar dos portugueses. Além disso, criou também o famoso molho da Francesinha que, como se sabe, é a alma deste prato.

Embora a qualidade das carnes usadas e mesmo do pão seja muito importante para o resultado final deste prato, a constituição do molho é, de facto, o segredo maior e o que acaba por distinguir as várias Francesinhas confecionadas nos vários locais do Grande Porto.

Receita de Francesinha à Moda do Porto


Ingredientes do molho
1 cerveja
1 cubo de caldo de carne
2 folhas de louro
1 c. de sopa de margarina
1 cálice de vinho do porto
1 c. de sopa de amido de milho
2 c. de sopa de polpa de tomate
1/2 copo de leite
piri-piri q.b

Ingredientes para a sanduíche
2 fatias de pão-de forma alto
fiambre q.b
queijo q.b
salsicha
linguiça
1 bife

Modo de preparação
1. Dissolva o caldo de carne na cerveja, leve ao lume e junte os outros ingredientes, exceto o amido de milho e o leite. Mexa durante 5 minutos.
2. À parte, dissolva o amido de milho no leite frio e junte ao preparado anterior, mexendo até engrossar.
3. Retire o louro e triture bem o preparado com a varinha mágica.
4. Leve ao lume médio durante mais alguns minutos e reserve.
5. Para a sanduíche, coloque fiambre, o bife grelhado, a salsicha e a linguiça cortadas ao meio (na vertical) por cima de uma fatia de pão e termine com a outra fatia.
6. Por fim, cubra a sanduíche com fatias de queijo em todos os lados, até tapar todo o pão.
7. Regue com o molho e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus cerca de 20 minutos.

A receita de Francesinha apresenta algumas variações, sendo também bastante conhecida a Francesinha poveira, que é feita com pão de cacete e sem bife, podendo ser comida à mão. No Porto, a Francesinha é normalmente acompanhada por batatas fritas e por uma cerveja bem fria.

Veja também: