Como começar o ano com o frigorífico organizado

Manter o frigorífico organizado e limpo nem sempre é fácil. Mas é importante que o faça, pelo que lhe deixamos algumas dicas neste artigo.

Como começar o ano com o frigorífico organizado
Organize a sua casa, organize a sua vida

Comece o novo ano mantendo o seu frigorífico organizado. Esta pode não ser a sua principal resolução de ano novo, mas deveria estar entre elas. É bom para a sua saúde e para a conservação dos seus alimentos.

Quantas vezes já lhe aconteceu abrir a porta do frigorífico e estar tudo tão confuso que só apetece voltar a fechá-la? No frigorífico mantém os seus alimentos, pelo que é dos eletrodomésticos da casa que deve manter-se sempre limpo e organizado. Mas nem sempre é simples.

Foi por isso mesmo que decidimos deixar-lhe aqui algumas dicas preciosas para que consiga manter o seu frigorífico organizado e limpo sem, ainda assim, perder muito tempo. Siga as nossas sugestões e abrir o frigorífico vai passar a ser bem mais agradável.
 

8 dicas essenciais para manter o seu frigorífico organizado


1. Comece do zero

A primeira tarefa a cumprir para manter o seu frigorífico limpo e organizado é tirar tudo o que tem lá dentro, deitar fora todos os produtos cujo prazo já expirou e limpar o frigorífico.



2. Armazene os alimentos crus corretamente

Acabou de comprar os produtos mais frescos e vai agora armazená-los no seu frigorífico? Deve ter alguns cuidados. As prateleiras inferiores devem estar sempre limpas e prontas para armazenar os produtos frescos.

Mantenha as carnes cruas devidamente embrulhadas e no nível mais baixo do frigoríco de forma a evitar que pinguem sobre outros alimentos.

As frutas e vegetais devem ficar guardados nas gavetas criadas para o efeito, normalmente abaixo da última prateleira, de forma a que se mantenham frescos por mais tempo.

Deve ainda mantê-los inteiros até serem necessários para uma refeição. Cortá-los previamente e armazená-los assim faz com que se estraguem mais rapidamente.


frigorífico

3. Use corretamente a prateleira superior

Reserve a prateleira superior para sobras de refeições, refeições preparadas com antecedência, alimentos pré-cozinhados, bebidas e outros produtos embalados.

Como estes produtos já estão cozinhados, não corre o risco de que contaminem outros alimentos.



4. Armazene corretamente as sobras

Quando tem sobras de refeições, de forma a poder aproveitá-las, deve ter alguns cuidados com a forma como as guarda. Assim utilize recipientes de vidro ou de plástico livre de bisfenol A (BPA), de forma a não contaminar a comida e a poder levar ao microondas para aquecer.

Para identificar produtos que contenham bisfenol A deve verificar as embalagens. Se tiverem o símbolo de reciclagem com os números 3 ou 7 no seu interior, não utilize esses recipientes, pois contém bisfenol A. Os números 1, 2, 4, 5 e 6 podem ser utilizados.



5. Porta do frigorífico

A porta do frigorífico é o local mais quente deste eletrodoméstico. Pode manter lá os seus condimentos, mas não deixe sumos e leite. Estes alimentos devem ser colocados em baixo e o mais atrás possível, onde é mais fresco.

Os queijos e a manteiga, por exemplo, já podem ser mantidos na porta, pois não precisam de temperaturas muito baixas para se conservarem.

E os ovos, que na maior parte das vezes têm o seu lugar previamente designado na porta, devem ser colocados num espaço onde a temperatura seja mais estável, normalmente a prateleira do meio do frigorífico.


2

6. Evite comprar em demasia

Uma das formas de manter o seu frigorífico organizado é evitar comprar alimentos em grandes quantidades. Faça uma lista com as refeições para a semana e os produtos de que vai precisar e compre o essencial. Assim, não so mantém o frigorífico organizado e aproveita melhor o espaço, como ainda evita desperdícios.



7. Compre caixas de armazenamento

Se gosta de ver cada coisa no seu devido lugar, então opte por comprar caixas para separar os alimentos, mesmo os embalados, e manter o frigorífico ainda mais orgaizado.



8. Coloque etiquetas com datas

Se é daquelas pessoas muito distraídas e que facilmente se esquece em que dia preparou uma refeição ou guardou as sobras, então opte por utilizar etiquetas com as datas nos recipientes de armazenamento. Vai ser uma ajuda preciosa.

Veja também: