5 dicas para diminuir os custos de uma frota de carros

Diminuir os custos da frota de carros é essencial para qualquer empresa, pois esta pode ser uma das maiores despesas com que precisa lidar.

5 dicas para diminuir os custos de uma frota de carros
Há várias formas de o fazer

Os custos associados a uma frota de carros são muitas vezes demasiado elevados para o gosto de alguns empresários. Estes, dependendo do tipo de empresa em questão, podem até ser uma das maiores fontes de despesa, o que significa que é importante conseguir diminuí-los. Neste artigo vamos tentar ajudá-lo a fazê-lo.

5 dicas para não gastar tanto na frota de carros

1. Invista na formação de colaboradores

É certo que haverá sempre custos associados a uma frota de carros, mas a formação e sensibilização dos colaboradores que põem as mãos no volante poderá valer a pena. Considere cursos de condução eco-eficiente, que não só vão ajudar a reduzir gastos com combustível e manutenção, como também diminuem a probabilidade de lidar com um acidente.

2. Considere Fleetsharing

Fleetsharing é, essencialmente, o conceito de carsharing aplicado à gestão de frota de carros. Isto significa que é um sistema em que as viaturas da empresa são partilhadas através de uma plataforma tecnológica, de modo a minimizar custos e inconvenientes operacionais. As empresas que oferecem este serviço afirmam que é possível a uma companhia ter a frota sempre disponível, enquanto se reduzem custos.

3. Substitua o veículo por um incremento de salário

Em alguns casos, substituir a disponibilização de um veículo por um incremento de salário pode vir a ser mais benéfico para a empresa e para o colaborador. Deverá analisar cuidadosamente a sua situação, e tomar uma decisão.

4. Utilize software de gestão de frotas

De acordo com alguns especialistas, utilizar software de gestão de frotas de carros pode ajudá-lo a poupar, a gerir melhor a frota, a melhorar a comunicação com a mesma e a aumentar a segurança. Pode vir a conseguir reduzir custos ao descobrir melhores rotas, ao eliminar maus hábitos e ainda a descobrir pontos com localização conveniente onde é mais barato reabastecer o combustível.

5. Considere um downgrade

A escolha de que veículos integram a frota de carros da sua empresa pode ser dura. Alguns, de gama média-alta, podem representar custos demasiado elevados, e como tal um downgrade pode vir a ser uma excelente forma de poupar. Fazê-lo a veículos com um custo superior a 25 mil euros é, de acordo com um estudo da KPMG e da Leaseplan, uma solução equilibrada.

Não deve, também, negligenciar a manutenção preventiva. Ao cuidar dos veículos da sua frota pode evitar ter de lidar com pesados custos de reparação.

Veja também: