6 frutas com mais açúcar: sabe quais são?

É reconhecido o valor da fruta, sobretudo pelas vitaminas e minerais. Mas há um perigo que as frutas escondem: o açúcar. Conheça 6 frutas com mais açúcar.

6 frutas com mais açúcar: sabe quais são?
Conheça as frutas que escondem maiores quantidades de açúcar

3 a 4 peças de fruta é a dose diária recomendada. Mas entre as frutas que fazem parte das nossas preferências, será que sabemos identificar quais as frutas com mais açúcar?

A fruta é um alimento que deve estar presente quando fazemos referência a uma alimentação saudável e equilibrada. Entretanto, e sempre que possível, devemos optar por fruta da época, sobretudo pelo facto de esta ser mais saudável e saborosa.

Ainda assim, devemos ter atenção ao consumo de certas frutas, nomeadamente se temos alguma restrição alimentar.

Conheça as 6 frutas com mais açúcar

Manga

manga

Se emagrecer faz parte dos seus planos, a manga é uma das frutas das quais não deverá abusar no consumo.

São vários os benefícios associados à manga, entre os quais a presença de vários minerais, como o zinco, o potássio, ferro e magnésio.

Contudo, o açúcar também está presente, e, em quantidades consideráveis – uma manga contém aproximadamente 45 gramas de açúcar.

Pera

pera

Pera rocha; pera joaquina; pera williams; pera conference… Na verdade, são inúmeras as variedades de pera, sendo que, em Portugal, a rainha é a pera rocha. Partindo para as generalizações, uma pera de tamanho médio contém aproximadamente 17 gramas de açúcar.

Uma das maiores vantagens da pera é ainda o seu efeito de saciedade.  Por outro lado, é ainda uma fonte rica em fibra, sempre que consumida com a casca.

Cerejas

cerejas

As cerejeiras em flor são um postal para o Fundão e Resende, parte integrante da rota das cerejas. A fruta em si é também bastante apelativa e convidativa ao consumo e não é à toa que se diz que as conversas são como as cerejas!

Contudo, a sua beleza e riqueza vitamínica camuflam as cerejas como uma das frutas com mais açúcar: uma pequena taça de cerejas pode conter até 18 gramas de açúcar.

Banana

banana

Considerada como a fruta de eleição para a maioria das crianças, a banana é também uma das frutas com mais açúcar e, como tal, deve também ser consumida com moderação.

Sendo rica em potássio, é igualmente rica em açúcar – uma banana de tamanho médio contém, aproximadamente, 17 gramas de açúcar e 358 mg de potássio.

Uvas

uvas

Também as uvas são frutas que deverão ser de consumo comedido. Ao consumir 100 gramas de uvas, estamos também a ingerir 16 gramas de açúcar. Deste modo, e, sempre que possível, opte pelas uvas brancas, pois apresentam uma menor quantidade de açúcar.

Ainda assim, as propriedades das uvas são de enaltecer, sobretudo pela prevenção de doenças cardiovasculares e controlo da prisão de ventre.

Figos

figos

O figo é também uma das frutas com mais açúcar. Por cada 100 gramas de figo, 16 gramas são açúcar. Atualmente, é cada vez mais comum o uso do figo na culinária, como por exemplo, em saladas.

Outra capacidade muito reconhecida ao figo é o seu poder no combate à obstipação; sendo que esta propriedade está presente tanto no fruto seco como fresco.

Veja também: