6 funcionalidades do WhatsApp que ainda não conhece

Conheça as novas funcionalidades do WhatsApp que têm surgido com as últimas atualizações da app.

6 funcionalidades do WhatsApp que ainda não conhece
Novidades fresquinhas numa das apps de mensagens mais populares

Já conhece as novas funcionalidades do WhatsApp? A app tem apresentado algumas novidades ao longo dos últimos tempos, que têm surpreendido os utilizadores mais atentos e que podem dar imenso jeito aos mais distraídos. Nós dizemos-lhe quais são e explicamos-lhe como as pode aproveitar ao máximo.

6 funcionalidades do WhatsApp que deve conhecer

Resposta rápida

Já não é necessário abrir a aplicação para responder a alguém, principalmente se for uma resposta curta como “sim”, “não” ou “ok”. Uma das novas funcionalidades do WhatsApp é a possibilidade de responder rapidamente a partir das notificações. Ao abrir a barra de notificações aparece a possibilidade de “responder” por baixo da notificação de mensagem. Escolha essa opção e responda sem abrir a app.

WhatsApp Status

As Facebook StoriesInstaStories já chegaram ao WhatsApp. A app também se rendeu às pequenas partilhas que desaparecem ao fim de 24 horas. Pode partilhar fotos e vídeos, tudo o que quiser. O nome, porém, é um bocado diferente – no WhatsApp chama-se Status e não Stories (em português é “Estados”).

Apagar mensagens enviadas

Uma funcionalidade que já foi anunciada há algum tempo e que está finalmente disponível. Já é possível apagar mensagens enviadas por engano ou impulsividade. E é muito fácil de fazê-lo!

Após enviar a mensagem, o remetente tem 5 minutos para a apagar. Como? Basta carregar na mensagem enviada até esta aparecer destacada e escolher a opção “anular”. Mas atenção, a funcionalidade só funciona se os dois utilizadores tiverem a versão mais recente da app instalada. Para além disso, o destinatário recebe um aviso a dizer que algo foi eliminado.

whastapp notificacoes

Partilha ilimitada de ficheiros

Sabia que já é possível enviar qualquer tipo de ficheiro no WhatsApp? Sim, é verdade. Acabaram os limites tendo em conta o tipo de ficheiro que era enviado, o que significa ainda que também deixa de haver qualquer tipo de compressão nas imagens e vídeos partilhados.

Há, contudo, um limite em relação ao tamanho dos ficheiros: as aplicações móveis estão limitadas a 104,86 MB no Windows Phone, 128 MB no iOS e a 100 MB no Android, enquanto na aplicação web este limite é de apenas 64 MB.

Fixar conversas

Também já é possível manter as conversas mais importantes no topo – uma funcionalidade interessante para quem conversa imenso através do WhatsApp. Abra a lista de conversas e pressione continuamente as conversas que quiser para as selecionar mais facilmente (o limite é de 3 conversas). Depois, é só carregar no pequeno alfinete que surge no topo do ecrã.

Confirmação em dois passos

O sistema de confirmação em dois passos já é algo procurado por muitos utilizadores pela maior segurança que oferece. O que é que ele faz? Permite que o utilizador defina um código de segurança que será pedido sempre que se tenta instalar o WhatsApp noutro smartphone. Vá às “opções” (as três bolas no canto superior do ecrã) > Definições > Conta > Confirmação em dois passos.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.