Fundão: o que visitar e onde ficar

Fique a saber o que visitar no Fundão, um município com uma oferta muito vasta e onde há muito para descobrir.

Fundão: o que visitar e onde ficar
Abril é o mês em que pode apreciar as cerejeiras em flor

O Fundão é um concelho localizado no distrito de Castelo Branco. Tem muito para ver, fazer e, como em qualquer cidade portuguesa, inúmeras iguarias para provar. Descubra o que visitar no Fundão e planeie já a sua ida à terra da cereja.

O que visitar no Fundão

A cerca de 40km da Serra da Estrela, o Fundão tem uma oferta turística interessante. Pode encontrar e reservar alojamento, restaurantes e experiências no Book in Xisto, mas pode ir para além disso e seguir as nossas sugestões sobre o que visitar no Fundão.

bordalo ii street art arte urbana wolf lobo fundaoFonte: Street Art News

Se for de comboio, pode começar por contemplar a obra que o Bordalo II fez no Largo da Estação. A “escultura” chama-se Wolf e, como todos os trabalhos do artista, é feito de materiais desperdiçados. É impossível não o ver, também tendo em conta a sua dimensão.

Produtos locais e gastronomia

O que também é impossível é ir ao Fundão e não comer cerejas. A menos que não seja época delas. De qualquer forma, a cereja é indissociável desta cidade, por causa da sua qualidade, que lhe dá uma fama merecida.

Em junho, decorre a Festa da Cereja, na freguesia de Alcongosta. Uma oportunidade única de ter no mesmo espaço vários produtos originais, como chocolates com recheio de cereja, licor e sangria de cereja, doce, pastéis que fazem lembrar os de nata (mas só no aspeto), entre outros.

cerejas cherry fruta fruit

Para além da cereja, há outros produtos no Fundão dignos de destaque, como a castanha, o mel, o vinho, o queijo, os cogumelos silvestres e os enchidos.

Quando pensar sobre o que visitar no Fundão, pense também em quando o deve fazer. Ao longo do ano, realizam-se no Fundão 5 festivais gastronómicos. Por sua vez, estes eventos estimulam a reinvenção de pratos por parte dos restaurantes e pastelarias do concelho que participam dos certames.

São vários os pratos que fazem valer a pena uma visita ao concelho, como o bacalhau com crosta de cereja e broa, o salmão com crosta de amêndoa ou o cabrito no forno. As papas de carolo, o bolo de azeite e o arroz doce de cereja são opções de sobremesa de fazer crescer água na boca.

Aldeia histórica de Castelo Novo

fundao

Mas não pode ir ao Fundão apenas para comer. Não só porque corre o risco de sair de lá a rebolar, mas também porque tem o que visitar no Fundão, para além das mesas dos restaurantes.

Castelo Novo é uma aldeia histórica com uma localização privilegiada. Em plena Serra da Gardunha, a paisagem é de tirar a respiração.

O castelo é um marco da passagem dos Templários por estas terras. Lendas e contos fazem com que o misticismo se mantenha nesta terra onde o verde e o cinzento são as cores dominantes.

O som da água e o cheiro da terra também dominam esta aldeia repleta de história, segredos e encantos.

Serra da Gardunha

Pela serra circulam pastores e os seus rebanhos, mas a sua beleza convida à visita dos que são de fora.

Os percursos pedestres são muitas vezes acompanhados pelos riachos de águas cristalinas, onde habitam várias espécies animais e vegetais. Não deixe de percorrer a Rota da Cereja e os Trilhos do Ouro Negro. Nas Minas da Panasqueira poderá encontrar uma interessante variedade de cristais.

A Serra da Gardunha faz parte tanto da reserva natural Rede Natura 2000 como do Geopark Naturtejo.

Programas Turísticos

xisto

Das 27 Aldeias do Xisto que existem na Região Centro do país, devem estar na sua lista do que visitar no Fundão as 2 que pertencem a este concelho: Barroca e Janeiro de Cima. Artesanato tradicional, praias fluviais incríveis e várias atividades que permitem o contacto com a natureza são apenas algumas das coisas que o vão fazer apaixonar-se pela região.

Para além de poder passear por sua conta pelas Aldeias do Xisto e de visitar o Museu Arqueológico José Alves Monteiro, no Fundão tem à sua disposição programas turísticos permanentes e sazonais. Os permanentes são:

Os programas sazonais de que pode usufruir incluem:

Vale ainda a pena destacar:

  • Património da zona antiga
  • Casa e Museus
  • Áreas de lazer e piscinas
  • Geocaching – O geocaching reúne praticantes que andam à procura das famosas caixas por todo o mundo. Também aqui as pode encontrar
  • Comboios das Cerejeiras em Flor – A CP organiza, em datas anunciadas anualmente, viagens à Beira Baixa, para que se possa apreciar a beleza das cerejeiras em flor do Fundão. Um outro comboio turístico, mas daqueles que circulam dentro da cidade, faz, na altura em que as cerejeiras estão em flor, passeios de 40 minutos pelo Vale Alcambar, com um guia turístico. Até agora, o passeio tem tido o custo de 2,50€ e deve ser marcado diretamente no Posto de Turismo do Fundão
  • Passeios de balão de ar quente – Nada melhor que uma vista aérea para contemplar toda a beleza de uma região. No Fundão, pode fazê-lo com a Emotion Life on Adventure, por 150€
  • Desporto – As cidades onde a natureza está muito presente oferecem a oportunidade de se viver experiências únicas, o que faz dos seus habitantes verdadeiros privilegiados. Mas nem todos os desportos têm de ser praticados regularmente. Por isso, mesmo numa visita breve, pode aproveitar para explorar o potencial da região em desportos de aventura como o arvorismo, o BTT e a escalada

Para planear uns dias nas Aldeias do Xisto, de forma rápida e muito prática, foi lançada uma nova plataforma digital de reservas, o www.bookinxisto.com, onde poderá reservar alojamentos, experiências e restaurantes disponíveis nas 27 Aldeias do Xisto.

Percebe agora o que anda a perder por ainda não ter explorado o Fundão? Pois é. Não perca mais tempo e arranje um espacinho na agenda para visitar esta terra que só tem coisas boas para oferecer, assim como um espacinho na mala para trazer umas cerejas no regresso.

Veja também: