Ganhar dinheiro: arte ou ciência?

Acha que os outros ganham mais dinheiro por uma questão de sorte? O que é preciso para ganhar dinheiro? Sorte, arte ou ciência?

Ganhar dinheiro: arte ou ciência?
A sorte dá muito trabalho. Ganhar dinheiro não é uma questão de sorte

Quem não quer ganhar mais dinheiro? Quem não quer ter dinheiro para gastar no que quiser e como quiser? Enriquecer, ou pelo menos melhorar a qualidade de vida, é o sonho e a meta de muitas pessoas. Infelizmente nesta batalha parece que temos muitos inimigos. O Estado, o patrão, os colegas de trabalho... será mesmo assim?


Como olhamos para o dinheiro e para o sucesso?

Costuma-se dizer que os portugueses têm uma forma algo invejosa de olhar para o sucesso dos outros. Ao olharmos para uma pessoa a conduzir um automóvel topo de gama, somos levados a pensar que ou se trata de um corrupto ou de uma pessoa que roubou. Isto será o mesmo que dizer que é mais fácil criticar do que nos perguntarmos o que terá feito esta pessoa para conseguir comprar aquele carro (pode até ter sido a crédito).

TOME NOTA:
Queremos ganhar mais dinheiro mas por vezes não sabemos como. Achamos que ganhar dinheiro é uma casualidade e desculpamo-nos com isso para não melhorarmos as nossas competências e o nosso trabalho.
A forma como olhamos para o dinheiro e para o sucesso (nosso e dos outros) diz muito a nossa respeito e à forma como olhamos para o nosso trabalho. Por vezes, consideramos que ganhar dinheiro é uma questão de sorte, embora nos esqueçamos que são poucas as pessoas que ganham boas heranças ou mesmo o euromilhões...



Ganhar dinheiro não é uma questão de sorte!

Desengane-se quem pensa que ganhar dinheiro é uma questão simplesmente de sorte. Na prática, podemos pensar sempre que a sorte dá muito trabalho. Para se ganhar dinheiro é preciso engenho e trabalho, seja trabalhando por conta de outrem seja criando o nosso próprio negócio. Se quisermos ganhar dinheiro não podemos esquecer de alguns fatores críticos:

Motivação — Se quer ganhar dinheiro tem de procurar a motivação para trabalhar mais e melhor do que as outras pessoas. Podemos ter de trabalhar mais horas ou estudar fora de horas. Mas temos de encontrar os motivos certos para querermos aquela promoção que nos foge há anos ou aquele aumento que julgamos merecer.

Persistência — Por vezes o sucesso está muito perto mas desistimos. Talvez por não encontrarmos os motivos certos para os compromissos que assumimos. Mas temos de ser persistentes e lutar. Possivelmente não seremos recompensados nesta empresa e teremos de fazer uma mudança. Mas vale a pena acreditar que quem está bem motivado e quem é persistente conseguirá atingir o sucesso.

Especialização — As empresas e os clientes gostam de pessoas especialistas. Pessoas que conseguem ter competências que as diferenciem dos restantes profissionais. Na prática, a especialização irá tornar as competências únicas e torna-las mais rentáveis...


Arte ou ciência?

Dito isto, o que concluir quanto à questão? Será ganhar dinheiro uma arte ou uma ciência? Acreditamos que é um pouco das duas. Uma arte pois são alguns que têm as competências necessárias para o atingir. Uma ciência pois conseguimos obter os conhecimentos e o treino necessário para caminharmos nesse sentido.

O que acha o leitor? É possível ganhar mais dinheiro? É possível enriquecer, mesmo num mundo de austeridade?


Veja também: