5 dicas para ganhar tempo

Quase toda a gente se queixa de falta de tempo. Mas para ganhar tempo basta ser organizado. Veja aqui 5 dicas fáceis para aprender a ganhar tempo.

5 dicas para ganhar tempo
5 dicas para ganhar tempo de forma fácil

Vivemos numa era onde estamos sempre muito ocupados. Com o uso intensivo de tudo o que é digital e tecnológico, há sempre algo para ver e para se fazer que requer a nossa atenção. Isto acaba por matar muito tempo livre.

Por isso, mais do que nunca, é preciso aprender a ganhar tempo. Não é possível mudar o número de horas de um dia, mas é possível saber preencher essas horas de uma forma mais eficiente.

Estas dicas para ganhar tempo vão ajudá-lo a arranjar mais tempo para poder relaxar, dormir mais e a ter tempo para si e para o que mais gosta de fazer.

Como ganhar tempo através de pequenos detalhes do quotidiano

1. Trabalhe em qualquer lugar

Hoje em dia, poucos são os empregos que requerem apenas 40 horas semanais de trabalho. É sempre preciso fazer alguma coisa mais depois do horário de trabalho. Com o advento da tecnologia, já não é preciso estar sentado numa secretária com computador para trabalhar.

Dependendo da profissão, usando o smartphone, pode aproveitar tempo morto (viagens de transportes públicos para o trabalho, por exemplo) para ir fazendo pequenas tarefas: responder a emails, fazer chamadas, rever notas e agenda, etc.

2. Faça treinos intensivos

Estar em forma é bom para a mente e para o corpo. Mas é fácil ouvir-se o argumento de não haver tempo para praticar desporto e/ou ir ao ginásio. Para resolver este problema foram criados treinos intensivos de 7 minutos que são práticos de fazer, em casa, poupando tempo, dinheiro e deslocações.

3. Use aplicações para o trânsito

Há muitas aplicações que são inúteis e só servem para ocupar espaço no smartphone e fazê-lo perder tempo. Por outro lado, apps para o trânsito podem fazê-lo ganhar tempo. Muita gente perde imenso tempo no trânsito, tempo durante o qual não dá para fazer outras atividades porque está a conduzir. A Waze é uma aplicação para o trânsito que tem conteúdo criado e atualizado por utilizadores e dá informações em tempo real sobre como evitar engarrafamentos e seguir por atalhos.

4. Vá a pé para o trabalho

Esta opção não é viável para toda a gente, mas é um dois em um: é uma forma de evitar o trânsito e de fazer exercício, poupando tempo em duas frentes.

5. Calendarize refeições

Se criar um plano semanal para todas as refeições que prepara vai poupar tempo não só ao não ter de andar a pensar no que vai cozinhar no dia seguinte, mas também quando vai às compras ao supermercado.

Ao preparar antecipadamente as suas refeições para a semana vai saber o que exatamente precisa de comprar e em que dias tem de o fazer; isto vai evitar não só que ande às voltas no supermercado, mas também que fique parado a olhar para o frigorífico sem saber o que preparar.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.