Gasóleo ou Gasolina?

Se está a pensar em adquirir um carro novo, certamente já pôs em questão se compensaria mais a gasóleo ou gasolina. Fique com a nossa apreciação.

Gasóleo ou Gasolina?
Comprar automóvel a gasóleo ou gasolina. Qual a melhor opção?

A aquisição de um automóvel não é nada que se faça corriqueiramente, se vai avançar deve ter em consideração vários fatores, entre eles se lhe compensa ser a gasóleo ou gasolina.

A tendência do mercado dos últimos anos está na compra dos veículos a Diesel, contudo nem sempre essa é a melhor escolha. Esta é uma decisão que depende totalmente do número de quilómetros que faz anualmente, do valor total do automóvel e a sua mensalidade, bem como do tipo de condutor que é.

Ainda que por norma, se aconselhe a compra de um Diesel a quem faça mais que 20.000 quilómetros por ano, a realidade é que o preço poderá não ser o único factor de decisão na compra.

Para o ajudar na escolha de um automóvel a gasóleo ou gasolina vamos enumerar 4 vantagens, respetivamente.


Gasóleo? Vantagens

1 – Apesar de ser inicialmente mais caro, a grande vantagem dos automóveis a gasóleo, é o facto de os consumos serem menores e garantirem uma maior autonomia. Um carro a diesel poderá consumir até menos 25% de combustível.

2 – O preço dos carros a gasóleo é superior, mas também ganhará mais em caso retoma. No mercado automóvel o veículo a Diesel tem substancialmente mais valor e existe uma maior procura.

3 – Existe uma menor emissão de CO2.

4 - Capacidade de trabalhar com um maior binário a rotações baixas.


Gasolina? Vantagens

1 – O preço global do veículo é, (tendo como base carros de marca e modelo igual), consideravelmente mais baixo, assim como o valor de venda, que pode ser um atractivo de futuro.

2 – As peças para manutenção de um automóvel a gasolina são normalmente mais baratas, o que se torna uma grande vantagem quando adquire um veículo já com alguns anos.

3 – Há uma maior fiabilidade dos carros a gasolina, normalmente fazem mais quilómetros sem necessitarem de manutenção. Ainda que esta ainda seja uma realidade geral, já existe uma grande proximidade de qualidade, havendo mesmo modelos que têm dado menos garantias a gasolina.

4 – Os motores de um automóvel a gasolina têm uma maior rotatividade e uma maior capacidade de aceleração.


Simulador

Se mesmo assim mantém as suas dúvidas, poderá comparar custos no site do ACP - Automóvel Clube de Portugal. O preço do combustível pode consultar no site MaisGasolina.


Veja também: