9 dicas para gastar menos em roupa

As compras por impulso fazem parte da vida de todas as mulheres. Está na hora de começar a poupar e gastar menos em roupa.

9 dicas para gastar menos em roupa
Descubra como começar a poupar, gastando menos em roupa

Todas nós já passamos por compras sem impulso, nas quais adquirimos roupa que não precisamos, não nos vai servir ou que até é bastante parecida com a que temos em casa. Sabemos que às vezes é difícil resistir mas queremos ajudá-la a gastar menos em roupa.

Apesar de não haver problema algum em comprarmos algumas peças de roupa de vez em quando, é importante que estas compras sejam feitas com consciência e que não gastemos todo o ordenado ou poupanças em roupa.

Claro que todas queremos aderir às principais tendências de moda e que todas gostamos de andar bem vestidas e arranjadas, mas é possível fazê-lo sem acabarmos de vez com o nosso orçamento.
Quer saber como pode começar a gastar menos dinheiro em roupa? Siga as nossas dicas e comece já a poupar.

9 formas de gastar menos em roupa

Descubra o seu próprio estilo

Para começar, é muito importante que conheça o seu estilo, as tendências que melhor se adequam ao mesmo e até ao seu tipo de corpo e trabalho. Depois, é importante que retenha que as tendências de moda são muito fugazes. O que hoje está em voga, amanhã já é last season.

Cada vez mais ouvimos falar no conceito de fast fashion e por isso é normal que muitas de nós acabem por se sentir influenciadas por este ritmo. O ideal é que descubra qual é o seu estilo e que o mantenha em mente na altura de ir às compras. Evite comprar uma peça só porque é tendência, compre apenas se gostar mesmo.

Saiba quais são os melhores momentos para ir às compras

O melhor momento para fazer as suas compras é na altura da mudança de estação. É tempo de saldos e promoções e, além disso, as novidades nas lojas são em menor variedade. Compre as peças que estão a fazer realmente falta e aproveite ao máximo os descontos que as marcas fazem.

Não se deixe seduzir pelas promoções

Apesar de a melhor altura para fazer boas compras ser, de facto, na época de saldos, não nos devemos deixar seduzir pelas promoções. Muitas de nós acham que temos de comprar alguma coisa durante os saldos, mesmo que seja uma peça à qual não vamos sequer tirar a etiqueta. Não se deixe seduzir porque, com ou sem promoção, vai ter de gastar dinheiro.

Compre só o que precisa

Antes de ir às compras, faça uma lista daquilo que tem no seu armário e daquilo que realmente precisa. Assim, quando chegar às lojas, vai ser mais fácil resistir às restantes peças. Questione-se: “estou a comprar porque preciso ou porque quero seguir tendências?; “já tenho algo parecido ou não?”. E lembre-se da dica número 1!

Seja original e criativa

Quando conhece perfeitamente o seu estilo, é muito fácil inovar com as peças que já tem. Pode personalizar um blusão de ganga antigo e fazer de uns jeans uns calções. Aproveite para criar as suas próprias peças, tendo em conta o seu gosto e estilo. A ideia é que use a moda e as tendências como inspiração, trabalhando os seus looks e reinventando as peças de roupa que tem em casa.

Pesquise e compare preços

Se precisa de uma peça específica – um vestido para um casamento ou uns sapatos para aquela festa, analise as opções antes de fazer alguma compra. Com as lojas online das marcas, é mais fácil fazermos isto. Visite os sites das marcas que mais gosta e procure as peças que precisa. Se tem filhos pequenos, sugerimos que espreite o site da Vertbaudet. Depois, compare os preços e procure por promoções.

Analise o seu orçamento

Antes de ir até ao shopping gastar as suas poupanças, analise as suas contas e saiba quanto pode, realmente, gastar. Se for à loja com um orçamento definido, vai ser muito mais fácil poupar. Pode até criar um excel ou qualquer outra forma de ir assinalando os gastos que vai tendo ao longo do mês.

Faça as suas compras em dinheiro

Quando for às compras, opte por levar consigo a quantia exata que pretende gastar, em vez de usar o cartão. Assim vai ser muito mais fácil restringir-se ao orçamento planeado e conseguir resistir às compras por impulso.

Evite blogs e páginas de moda

Se é daquelas que não consegue mesmo resistir a uma tendência ou novidade, o ideal é que evite visitar os blogs, instagrams e sites de moda. “Longe da vista, longe do coração”, certo? Se necessário, apague as aplicações do seu telefone ou tablet e elimine os blogs que segue no seu Instagram ou Facebook. Vai ver que vai conseguir gastar menos em roupa.

Veja também: