4 ideias geniais para gastar o reembolso do IRS

O dinheiro não traz felicidade, lá diz o ditado. Mas a ciência diz o contrário e até sugere formas criativas de gastar o reembolso do IRS. Conheça-as aqui.

4 ideias geniais para gastar o reembolso do IRS
Ser mais feliz é o principal objetivo

O reembolso do IRS é, por norma, uma bolha de oxigénio para muitas famílias. Acertar aquela dívida, pagar propinas ou rendas em atraso, trocar os pneus do carro ou mesmo marcar aquela consulta no médico – a tal que é sempre adiada por falta de ‘tempo’. Enfim, as necessidades são mais do que muitas, não concorda?

Contudo, um estudo científico recente, sugere um conjunto de formas criativas de gastar o reembolso do IRS, pois considera que não há nada mais gratificante e saudável do que investir na felicidade pessoal e na das pessoas à nossa volta.

Assim sendo, este estudo propõe que antes de planear onde vai gastar o reembolso do IRS, considere pelo menos uma (ou todas) destas ideias.

5 ideias geniais para gastar o reembolso do IRS

1. Encare o reembolso do IRS como um prémio

O reembolso de IRS, tal como a data do nosso aniversário, só acontece uma vez por ano. Por esta razão, o tal estudo sugere que compre uma coisa que normalmente não compraria. Fá-lo-a sentir-se especial e acarinhará o seu ego.

2. Gaste-o em experiências, não em coisas

Esta é uma forma de gastar o seu dinheiro bem gasto. Compre uma viagem, um dia no SPA, um bilhete para um concerto ou uma experiência que transpire aventura. A necessidade de sentir emoções fortes no nosso dia-a-dia – que normalmente sublimamos com umas compras no shopping – será preenchida e fá-lo-á sentir verdadeiramente livre.

3. Pague agora, consuma depois

Reserve um fim-de-semana para daqui a dois meses. A expectativa criará uma sensação de conforto e alguma coisa por esperar. O estudo revela que este tipo de comportamento influenciará o seu estado de espírito e humor.

4. Compre tempo

Em vez de passar o seu tempo livre a limpar a casa, carro ou às compras nos hipermercados, participe em atividades que aumentem a sua felicidade – exercício físico, voluntariado ou envolva-se em projetos. Delegue funções aos restantes membros da família, contrate uma senhora para lhe limpar a casa, faça as compras de mercearia online.

5. Gaste-o com alguém que ama

O mesmo estudo revela que as pessoas que gastam o dinheiro no bem-estar de outras, mais do que no próprio bem estar são imensuravelmente mais felizes.

Veja também: