Publicidade:

Gato gordo: riscos para a saúde e cuidados a ter

Se o seu bichano está com um perímetro abdominal considerável e já não lhe sente as costelas, está na hora de atuar. Saiba como cuidar de um gato gordo.

Gato gordo: riscos para a saúde e cuidados a ter
Dicas para identificar e combater a obesidade felina

Um gato gordo pode ser muito castiço, bonito, fofinho, mas não é, com certeza, saudável. A obesidade está ligada a grande parte das doenças dos gatos e, por isso, deve ser evitada e combatida.

A obesidade felina tem um grande impacto na qualidade e expetativa de vida dos bichanos mas é, infelizmente, uma tendência em gatos domésticos.

Se tem um gato e quer que ele viva mais tempo e feliz, saiba como identificar o excesso de peso, os riscos associados e o que fazer para cuidar de um gato gordo.

Gato gordo: riscos para a saúde


O excesso de peso nos gatos é, regra geral, sinónimo de doença. Diabetes, doenças do fígado, doenças inflamatórias intestinais e certos tipos de problema de pele podem estar ligados à obesidade felina. Para além de diminuírem a expetativa de vida dos bichanos, requerem tratamento médico.

Um gato com excesso de peso também pode desenvolver artrite devido ao desgaste e pressão nas articulações. É também comum que os gatos castrados aumentem de peso devido à redução de hormonas e, consequentemente, menos movimento.

saude gato gordo

Como identificar se o gato está obeso

A raça pode influenciar os números mas, em média, um gato doméstico pesa entre 3 e 4 quilos para as fêmeas e entre 4 e 5 quilos no caso dos machos. Se a balança indicar 15 a 20% mais do que estes valores, então, o seu gato está gordo.

Outra forma de identificar o excesso de peso sem recorrer a uma balança é, simplesmente, olhar e tocar no gato. Ao olhar o seu bichano de cima, a cintura dele deverá parecer-se com uma ampulheta, afunilando-se ligeiramente a partir das costelas. Se a forma dele for reta ou, pior, tiver a barriga distendida para os lados não há dúvidas: está gordo!

Se tiver um gato peludo e não conseguir ver bem, coloque as mãos ao lado do peito. Deve ser capaz de sentir as costelas sem uma espessa camada de gordura sobre elas. Se não tiver a certeza se o seu gato tem excesso de peso, consulte um veterinário.

O meu gato está gordo. O que fazer?


Se efetivamente tiver um gato gordo, está na hora de atuar. Vai mesmo ter que lhe fazer uma dieta e “obrigá-lo” a mexer-se mais. Siga as nossas sugestões:

Alimentação

1. Reduza a quantidade de comida de forma gradual;

2. Reduza os carboidratos mais frequentes na comida seca;

3. Troque a ração por comida húmida que contém mais água;

4. Não deixe a tigela de comida sempre cheia e acessível o dia todo;

5. Dê porções controladas de comida entre 2 a 4 vezes ao dia no máximo;

6. Não ofereça da sua comida ao seu gato (resista à tentação!);

7. Incentive-o a beber mais água;

8. Se mudar a ração, faça-o de forma gradual misturando com a anterior.

cuidados com gato

Exercício

1. Alie comida a exercício. Ofereça parte da ração diária dentro de brinquedos/ recipientes próprios para animais de estimação;

2. Crie um ambiente em casa que o estimule a mexer-se. Por exemplo, crie estruturas típicas para gatos nas paredes da casa, construa um passeio indoor, pendure brinquedos em sítios mais elevados;

3. Se for seguro, deixe-o ir para a janela ou varanda tentar apanhar pássaros ou insetos. O instinto de caça vai fazer com que se mexa de certeza;

4. Faça passeios na rua usando uma trela;

5. Proporcione-lhe momentos de brincadeira com outros gatos;

6. Brinque com ele. Muito!

Veja também:

Alexandra Nunes Alexandra Nunes

Alexandra Nunes é jornalista com experiência em imprensa e rádio. Depois de quase uma década a trabalhar na Rádio TSF partiu rumo ao Médio Oriente. A sede de conhecer novos mundos levou-a até ao Dubai, onde vive atualmente. Por lá, tem-se dedicado a explorar novas áreas da Comunicação e escreveu a biografia “Uma Mulher no Topo do Mundo” sobre a primeira portuguesa a chegar ao topo do Monte Evereste. É apaixonada por viagens, pessoas e as suas estórias.