Saiba o que é o Geocaching e o que é preciso para praticar

Sabia que há mais de 50.000 praticantes de Geocaching em Portugal? Descubra como funciona a maior caça ao tesouro do mundo!

Saiba o que é o Geocaching e o que é preciso para praticar
Embarque numa caça ao tesouro dos tempos modernos!

Gosta de atividades ao ar livre e de aventura? Está sem ideias sobre o que fazer no fim-de-semana ou num dia de férias?

Com ou sem a família, fazer Geocaching é um desafio que lhe permite conhecer sítios que nunca imaginou ou até um recanto da sua cidade onde nunca esteve.

Há dois milhões de geocaches (ou caches) espalhadas pelo mundo. O mais provável é que haja uma perto de si, até porque, em Portugal, há mais de 30.000 geocaches ativas.

O que é isso? Já explicamos!
 

O que é o Geocaching?

Há quem lhe chame a maior caça ao tesouro do mundo dos tempos modernos. Só em Portugal, há mais de 50.000 praticantes de Geocaching.

Como funciona? É simples. É uma atividade ao ar-livre com a ajuda de receptores de GPS (através de uma aplicação do seu smartphone, por exemplo). A ideia base do jogo é escolher uma das geocaches (recipientes escondidos num determinado local), que estão devidamente identificadas online, e depois seguir as coordenadas até a encontrar.
 


O que é uma geocache ou cache?

Uma cache consiste, normalmente, numa pequena caixa, fechada e à prova de água, dentro da qual há pequenos objetos (canetas, bonecos, moedas…) e um livro de registo.
 


Como começar a jogar?

1. Crie uma conta
É gratuito e pode fazê-lo através do site Geocaching.com. Além disso, precisa de ter um equipamento GPS ou um smartphone equipado com esta funcionalidade.

2. Encontre uma Geocache
Aceda ao site ou às aplicações oficiais para Iphone e Android do Geocaching (que também são gratuitas) e use a pesquisa para encontrar as geocaches mais perto de si ou das cidades que pretende visitar. Depois é só navegar até ao local indicado e procurar. Não se esqueça que há tesouros espalhados por todo o mundo, por isso pode fazê-lo quando está a viajar.
As caches têm diferentes formatos, tamanhos e níveis de dificuldade. Algumas podem demorar alguns minutos a encontrar e outras horas. Por isso, deve escolher de acordo com a disponibilidade que tiver.

3. Partilhe a sua experiência
Quando encontra a geocache deve assinar e escrever a data no livro de registos que a acompanha. Depois deve voltar a colocar a geocache onde a encontrou. Faz parte das regras que caso retire alguma coisa da geocache deixe no seu lugar outro item de igual valor ou superior. O prémio do geocaching é a busca em si e não qualquer objeto. Por fim, deve registar a sua experiência online, em www.geocaching.com.
 


Onde encontrar geocaches?

Já lhe dissemos que existem dois milhões destes tesouros espalhados pelo mundo. Em Portugal, são mais de 30.000! Já viu em quantas aventuras isso pode resultar?

Normalmente, os geocachers, praticantes desta caça ao tesouro, escondem os objectos em locais de interesse ou que lhe são relevantes. Por isso, as localizações podem ser muito distintas. Podem estar à distância de uma caminhada pela natureza, debaixo de água ou numa rua da sua cidade.
 
Por isso, aproveite o bom tempo e vá viver uma aventura!
Hotéis, apartamentos e quartos no mundo inteiro, a preços mínimos garantidos >>
Veja também: