Publicidade:

Geriatria: uma área cada vez mais necessária

Ainda é vista à sombra de muitas dúvidas, mas a geriatria é uma área necessária e que deve chegar mais perto da população. Vamos descobrir mais?

Geriatria: uma área cada vez mais necessária
Sabe com que idade pode consultar um serviço geriátrico? Surpreenda-se

A geriatria, especialidade que faz parte de uma área necessária e pouco conhecida da população, quer alertar para a necessidade de procurar uma avaliação médica e ajuda especializada – algo que parece ser urgente e que, para evitar enganos, deve ser descoberta. Vamos desvendar mais sobre este setor que mostra estar em crescimento?

Tem dúvidas sobre a geriatria? Gostaria de conhecer mais ou, até, de trabalhar na área? Então, fique atento a este artigo e vamos, juntos, despertar questões importantes entre a população.

O que é a geriatria e como está o setor?

o que é geriatria

A geriatria é a área de especialidade que se dedica ao estudo do idoso e de todo o complexo processo de envelhecimento do ser humano. Infelizmente, ainda por falta de informação sobre o setor, há pouca oferta de serviços e de profissionais qualificados e, se juntarmos esta informação ao facto de que a Europa está a viver um difícil processo de envelhecimento da população – e uma baixa taxa de natalidade -, fica fácil concluir que este setor ainda tem muito a oferecer aos novos profissionais – certo?

Com que idade posso consultar um serviço de geriatria?

Até há pouco tempo atrás, os profissionais de geriatria eram vistos com algum preconceito e grande parte das pessoas tinha receio de os procurar – talvez, na tentativa de evitar a própria velhice. Hoje, esse hábito mudou e as consultas, felizmente, são cada vez mais frequentes. Sabemos, por exemplo, que não há uma idade definida para procurar pela ajuda de um médico geriatra. De acordo com os especialistas, uma pessoa saudável pode mesmo ter uma consulta geriátrica e decidir ter um acompanhamento eficaz, a fim de promover um envelhecimento mais saudável. Esta informação pode mudar por completo a visão da maior parte das pessoas que ainda não pensaram bem no assunto – certo?

É claro que, em casos mais específicos, quando o assunto é tratar de uma pessoa idosa, uma rede de apoio especializada vai ajudar a contornar os eventuais problemas de quem tem uma saúde mais frágil. Neste sentido, os profissionais da área – como o médico geriatra e os profissionais de cuidados geriátricos – são fundamentais em qualquer processo, tudo isso com uma finalidade clara: garantir a qualidade de vida do paciente.

“Quero ser um profissional de geriatria. Como fazer?”

cuidados de geriatria

Se esta é uma área que tem debaixo de olho, vai gostar de saber que é possível encontrar um curso à medida – e com formação de excelência.

Esta é uma especialidade que faz parte de uma área em franca expansão, que sofre com a carência de profissionais capacitados e que, por isso mesmo, precisa de ser corretamente descoberta por quem acredita ter desejo e vocação de trabalhar com pessoas idosas, promovendo a sua saúde, prevenindo e afastando doenças, atuando com medidas de cuidados paliativos e, também, contribuindo para a sua reabilitação funcional. É o seu caso? Então, fique atento.

Curso de auxiliar de geriatria

O curso de Auxiliar de Geriatria talvez seja a forma mais eficaz de entrar na área e atuar no setor. Na Master.D encontra esta oferta formativa com um amplo programa de especialização para profissionais que já atuam no mercado de trabalho, ou que desejam iniciar a atividade.

A função do auxiliar abrange a promoção do envelhecimento saudável, o tratamento e a reabilitação da pessoa idosa e já se sabe que envelhecer tem um impacto crucial no comportamento orgânico. É a partir daí que se torna possível perceber que esta é uma atividade que demanda diferentes abordagens e que, é importante salientar, não podemos esperar que alguém que cuide de crianças e adultos esteja capacitado para tratar de pessoas idosas. Há especificidades distintas e é esta a maior importância que destacamos quando o assunto é escolher fazer um curso de especialização e ser um profissional de geriatria devidamente qualificado.

Curso de auxiliar de geriatria na Master.D: a quem se destina

O curso de Auxiliar de Geriatria da Master.D destina-se a todos aqueles que queiram aumentar o leque de conhecimentos e adquirir as competências necessárias para trabalhar com a assistência à terceira idade e o apoio a idosos.

Os possíveis destinatários deste curso de formação podem ser candidatos com ou sem experiência na área, ou, ainda, aqueles que querem aprender mais sobre como cuidar de idosos para atuar num caso específico – como os cuidados com um parente, por exemplo.

Num contexto de envelhecimento da população e aumento da longevidade existe uma contínua necessidade de profissionais formados para prestarem cuidados na assistência e apoio a idosos.

Este curso, pelos conhecimentos teóricos e técnicos que proporciona, pode traduzir-se numa mais valia para quem deseja vir a trabalhar ou já trabalhe como auxiliar de geriatria, constituindo um elemento de diferenciação no mercado face a profissionais que não tenham formação na área.

O que faz um auxiliar de geriatria?

  • Apoia idosos, em regime institucional ou no domicílio, exercendo cuidados básicos de higiene, saúde e conforto.
  • Presta apoio no que diz respeito à alimentação de pessoas idosas.
  • Prepara e organiza os materiais e equipamentos necessários à prestação de cuidados na terceira idade.
  • Colabora na promoção de atividades de animação, ajudando o idoso a socializar e prevenindo a monotonia, o isolamento e a solidão.
  • Informa adequadamente o idoso sobre todos os serviços que lhe são prestados, envolvendo o paciente nas rotinas diárias e contribuindo para a sua autonomia.

Tem vocação para o trabalho com idosos? Então, pode começar a preparar-se para exercer uma profissão com alto índice de empregabilidade. Só precisa de apostar na sua formação.

Tire as suas dúvidas junto da Master.D e garanta já que aposta todas as fichas numa formação profissional de excelência. Descubra mais sobre o curso de Auxiliar de Geriatria e invista numa profissão com futuro.

Veja também: