7 dicas para gerir a mesada de modo a que dure mais tempo

Com as nossas dicas vais gerir a mesada como um mestre, e com aquilo que recebes vais poder fazer muito mais do que fazias antes.

7 dicas para gerir a mesada de modo a que dure mais tempo
Com algum esforço, o dinheiro passa a durar mais

Vamos ser sinceros, é difícil gerir a mesada. Apesar de provavelmente não teres de pagar renda, saber gerir o pouco dinheiro que te é dado para almoçar onde queres, comprares uma revista e ainda sobrar o suficiente para ir ao cinema é um desafio, especialmente sem experiência a gerir dinheiro. No entanto, temos aqui algumas dicas para te ajudarmos a superar este desafio:
 

7 dicas para a mesada chegar para tudo

 

1. Anota as despesas

Para saber gerir a mesada, é preciso saber para onde vai o dinheiro, e a única forma de o saber é ao controlar as despesas. Basta anotar todas as despesas, como os almoços e o carregamento do telemóvel, e fazer as contas para saber quanto do dinheiro já tem destino. Depois, basta certificares-te que guardas o suficiente para as pagar.

 

2. Poupa assim que recebes

Agora que já sabes quais as tuas despesas, gerir a mesada não é assim tão difícil. O propósito da mesada é o de aprenderes a gerir as tuas finanças pessoais, e como tal é importante ires poupando. Uma dica a seguir é colocar parte da mesada no mealheiro assim que a recebes - o ideal seria cerca de 10%.

 

3. Compara preços

E se depois de poupares para um drone para espiares os vizinhos durante meses, descobrisses que o mesmo se vende mais barato noutra loja? Ao comparar preços é possível fazer descobertas destas, e a diferença de preços entre as várias lojas permite poupanças incríveis. Esta dica aplica-se também aos teus pais: ajuda-os a poupar ao veres onde podem comprar mais por menos.

 

4. Evita comprar por impulso

É importante ser disciplinado e não comprar coisas apenas por impulso. Se vires um artigo incrível a um preço fantástico, pensa bem se precisas realmente dele e se lhe vais dar o devido uso. Não vale a pena gastar €100 num drone para espiar os vizinhos durante uma semana, é deitar dinheiro fora. 

 

5. Sempre que possível, evita gastar dinheiro

A melhor forma de poupar é manter a carteira fechada. Todos gastamos dinheiro quando não precisamos de o fazer, em despesas que podem ser facilmente derrubadas. Podes, por exemplo, almoçar ou jantar em casa antes de ires sair, ou não comprar um jogo novo enquanto ainda não dominaste o anterior. Ao evitar gastar não só poupamos, como também damos mais valor ao que temos.

 

6. Caça promoções

É possível arranjar descontos em restaurantes, no cinema, e em todo o tipo de lojas. Com alguma ginástica e pesquisa consegues descontos em quase tudo, e com eles poupas muito dinheiro, que podes depois usar para comprares algo mais caro como, por exemplo, uma boa prenda para pedir desculpa aos vizinhos.

 

7. Pede ajuda aos teus pais

Se tens dificuldade a fazer com que o dinheiro chegue para tudo o que queres, porque não pedir ajuda a gerir a mesada? Se a recebes os teus pais já te ajudam, e podem dar-te conselhos que te vão ajudar a tornares-te num mestre da poupança. Eles certamente já o são, e têm muito para te ensinar, basta ouvires.

Veja também: