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Gestão de tempo – dicas para ser mais produtivo

A gestão de tempo é uma competência fundamental para fazer um excelente trabalho e desfrutar em pleno da sua vida pessoal. Aprenda a gerir o seu tempo!

Gestão de tempo – dicas para ser mais produtivo
Faça do tempo um aliado – 10 estratégias infalíveis de gestão de tempo

Aumente as chances de ser contratado com um Curso de Inglês - 20 Aulas GrátisGostaria de fazer uma melhor gestão de tempo? Saiba que não está sozinho. Muitas pessoas têm dificuldade em gerir este valioso recurso. Com as estratégias que lhe apresentamos, irá rentabilizar o seu tempo, ser mais produtivo e ter mais disponibilidade para a sua vida pessoal.


Faça do tempo um aliado – 10 estratégias infalíveis de gestão de tempo


1. Gestão de tempo ou gestão de energia?

Antes de mais, é importante tomar consciência de que aquilo que gerimos não é efectivamente o tempo, mas a energia, o esforço e a dedicação que depositamos nas tarefas. Assim, o seu foco deixa de estar em algo incontrolável – o tempo – e passa a estar em algo que depende só de si.



2. Aprenda a dar prioridade ao que é prioritário!

Fazer gestão de tempo não significa fazer todas as coisas que gostaria de fazer. Gestão de tempo é, muitas vezes, saber deixar coisas por fazer. Como? Divida uma página em 3 colunas: Urgente, Prioritário, Importante. Escreva em cada coluna as tarefas que correspondem a cada categoria. Comece por resolver os assuntos urgentes, depois passe aos prioritários e deixe os importantes para o fim. Todos os outros são assuntos que poderá delegar, deixar para mais tarde ou simplesmente esquecer.



3. Reserve tempo para imprevistos

No seu plano diário e semanal, deixe tempo livre para os imprevistos. Situações inesperadas trazem consigo tarefas que é urgente resolver, pelo que deve contemplar essa possibilidade na sua agenda.



4. Faça uma lista diária de tarefas a cumprir

Todos os dias, ao chegar ao trabalho, antes mesmo de abrir o seu email e começar a responder, pare e faça uma lista de todas as coisas que tem para fazer. À medida que vai completando a tarefa, faça um visto na sua lista.



5. Reveja a lista de tarefas 30 minutos antes de terminar o dia de trabalho

No fim do dia, volte a pegar na sua lista. Veja todas as tarefas que conseguiu terminar e assinale as que terão que ficar para o dia seguinte.



6. Recompense-se

A gestão de tempo deverá trazer maiores recompensas, no entanto, pode ir estimulando os bons hábitos dando a si mesmo alguns reforços. Se conseguir ter um dia produtivo e acabar todas as tarefas que tinha por cumprir, faça algo por si.



7. Estabeleça objectivos

A gestão de tempo é mais fácil de fazer quando o cumprimento de objectivos depende exclusivamente de si. Para este tipo de tarefas, defina quando vai terminar, quanto tempo lhes vai dedicar e que resultado pretende atingir.



8. Acorde cedo

Se chegar sempre em cima da hora ao trabalho, será difícil implementar algumas das estratégias que promovem a eficaz gestão de tempo. Se conseguir acordar muito cedo, aproveite os momentos em que todos em casa estão a dormir para planear e organizar o seu dia – inclusive para reflectir sobre os seus objectivos pessoais. Mas chegar 15 minutos mais cedo ao trabalho, isso já será suficiente para começar o dia com calma, sem ter que se “atirar” imediatamente às tarefas que lhe estão reservadas para o dia.



9. Aposte as suas energias no período da manhã

Está provado que uma primeira hora do dia produtiva resulta num resto de dia produtivo. Se a sua primeira hora for lenta e deixar acumular trabalho (inclusive trabalho do dia anterior), o mais provável é que passe o resto do dia “a correr atrás do prejuízo”.



10. Dedique-se a cada tarefa pelo menos 20 minutos seguidos

Isto significa pôr o telefone em silêncio, desligar o facebook e as notificações do email. Foque-se ininterruptamente durante 20 minutos sobre uma tarefa e ficará supreendido com os resultados!
 

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