AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Benefícios da ginástica laboral no ambiente de trabalho

Sabia que o trabalho sem pausas pode gerar consequências físicas e psicológicas? Conheça os benefícios da ginástica laboral!

Benefícios da ginástica laboral no ambiente de trabalho
Mexa-se no trabalho!

A exigência constante por maior produtividade faz com que os colaboradores se empenhem em ser bons profissionais, esquecendo-se, muitas vezes, da sua saúde, quer física, quer mental.

De forma a manter um bom ambiente de trabalho e a reduzir o número de baixas causadas por problemas de saúde, as empresas têm-se empenhado em proporcionar momentos de atividade física, bem como de relaxamento, aos seus funcionários, a chamada ginástica laboral no ambiente de trabalho.


Em que consiste a ginástica laboral?

A ginástica laboral em ambiente de trabalho é, nada mais nada menos, do que a prática de exercícios físicos no local de trabalho. Esses exercícios têm como objetivo proporcionar boas condições físicas e mentais aos colaboradores.

Normalmente, as técnicas aplicadas na ginástica laboral em ambiente de trabalho são de respiração, alongamento, postura corporal e controlo e percepção corporal. É uma técnica extremamente antiga, mas muitos ainda desconhecem os benefícios da ginástica laboral.



Benefícios da ginástica laboral no ambiente de trabalho


1. Ajuda na prevenção de doenças

O excesso de trabalho e a postura inadequada levam a diferentes tipos de patologias. A prática de atividade física de forma regular previne a ocorrência desse tipo de problemas.



2. Ajuda a combater o sedentarismo

Ao promover a movimento de todo o corpo, a ginástica laboral no ambiente de trabalho ajuda a combater e a reduzir o sedentarismo. Este tipo de atividades ajuda ainda a diminuir o stress, a ansiedade e a depressão.



3. Melhora a condição física

Ainda que se tratem de exercícios físicos extremamente simples, a verdade é que ajudam a melhorar diversos aspetos: flexibilidade, força, ritmo, coordenação, resistência e agilidade. Tudo isto contribui para uma melhor postura, bem como uma maior mobilidade.



4. Reduz o cansaço e a fadiga

A melhoria do condicionamento físico traz, como principal consequência, a redução do cansaço e da fadiga. As pausas efetuadas ao longo de um dia de trabalho ajudam a reduzir a fadiga, tanto corporal como mental.



5. Melhora a autoestima

A ginástica laboral no ambiente de trabalho proporciona benefícios psicológicos que ajudam a aumentar a autoestima. Mesmo que um indivíduo pratique atividades físicas apenas em ambiente de trabalho, já ajuda a conseguir maior qualidade de vida.



6. Aumenta a produtividade

As pausas realizadas para fazer ginástica laboral no ambiente de trabalho proporcionam um maior bem estar e aumentam o foco do colaborador, fazendo com que exista um aumento da concentração e, consequentemente, da produtividade.
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: