Gomas saudáveis: receita simples para fazer em casa

São uma tentação para miúdos e graúdos, e o melhor de tudo é que são saudáveis. Aprenda a fazer gomas em casa e encha de doçura a hora do lanche.

Gomas saudáveis: receita simples para fazer em casa
Gomas saudáveis? Sim, elas existem (e são deliciosas)

Que criança não adora uma boa dose de gomas? A verdade é que nem os adultos escapam ao seu poder. Coloridas e doces, estas pequenas tentações podem ser uma bomba de calorias e uma fonte excessiva de açúcar. O resultado desta combinação não poderia ser bom, certo?

Temos uma boa notícia para si: aqui vai aprender a fazer as suas próprias gomas caseiras, controlar a ingestão de açúcar, evitar os corantes e conservantes artificiais e, o melhor, oferecer uma doçura saudável a miúdos e graúdos. Vamos ao passo a passo?

Gomas saudáveis: do que vai precisar?

Para além da água e das folhas de gelatina, vai precisar de formas em silicone. O ideal é que sejam próprias para fazer bombons, pois as formas são pequeninas. Pode comprar este tipo de forma em qualquer grande superfície comercial, ou em lojas especializadas em artigos de casa e cozinha.

Uma ideia interessante é escolher diferentes gelatinas de sabor, para obter gomas de cores variadas. Pode, até, numa mesma forma misturar duas cores cuidadosamente.


Gomas caseiras e saudáveis

gomas

Ingredientes

200 ml de Água
4 Folhas de gelatina incolor
1 pacote de Gelatina de qualquer sabor com 0% de açúcar

Modo de preparação

  1. Para começar, corte as folhas de gelatina incolor em quadrados pequenos, coloque num recipiente (que possa ir ao microondas) e cubra com água. Deixe repousar por uns instantes, até que a gelatina amoleça.
  2. Coloque a água a ferver e adicione a gelatina de sabor, mexendo bem até que se dissolva completamente.
  3. Leve o recipiente onde amoleceu a gelatina incolor ao microondas por apenas 40 segundos (na temperatura máxima).
  4. Retire a gelatina de sabor do lume e misture a gelatina incolor aquecida. Mexa bem.
  5. De seguida, basta cobrir as formas de silicone escolhidas por si e levar ao frigorífico para que a gelatina solidifique. Faça uma aposta em formas variadas, para manter a experiência divertida de identificar os diferentes objetos e personagens.
  6. Depois de duas horas (tempo mínimo) as gomas saudáveis estão prontas a serem devoradas por miúdos e graúdos.

Veja também: