Google Photos vs iCloud: tudo o que precisa de saber

O backup de informação é vital para proteger as suas memórias e até o seu trabalho, muitas vezes insubstituíveis.

Google Photos vs iCloud: tudo o que precisa de saber
O que acontece se pusermos os dois gigantes frente-a-frente?

Por isso mesmo, no que toca a guardar informações é importante que saiba com o que contar. Enquanto alguns serviços incluem software de edição de imagem, outros são mais fáceis de manusear no momento do download dos ficheiros. Outros ainda guardam automaticamente as fotografias assim que são tiradas. Outro aspeto importante é a capacidade de armazenamento. Por isso mesmo um frente-a-frente entre Google Photos e iCloud é necessário.
 

Google Photos vs iCloud

 

Google Photos (Fotografias comprimidas ilimitadas e gratuitas)

É difícil dizer não a algo que é ilimitado e gratuito. Por isso mesmo, a Google Photos é a melhor opção para as pessoas que têm uma quantidade gigante de fotografias arquivadas e as querem guardar nalgum lado sem se preocuparem muito com a qualidade. Sim, porque a Google Photos reduz a qualidade das fotos quando as armazena na “nuvem”. É possível que em alguns casos nem note diferença nenhuma, mas a Google é a primeira a recomendar esta plataforma para câmaras não profissionais, com 16 megapixéis ou menos.

Contudo, se preferir um serviço que não diminua a qualidade das fotografias, pode sempre aderir ao Google Account: começa em 15 GB gratuitos e pode ir até $299.99/mês para 30 TB de armazenamento.

Utiliza o reconhecimento facial e localização GPS para categorizar as fotografias e organizá-las. Está disponível em Android, iOS e pelo browser.
 

iCloud (5GB gratuitos, 50 GB $0.99/mês, 200 GB $2.99/mês e 1TB $9.99/mês)

A Apple habituou os seus clientes a simplicidade e a iCloud funciona nas mesmas bases: assim que tira uma fotografia com o seu iPhone ou transfere fotografias de uma câmara para um Mac, elas aparecem automaticamente em todos os dispositivos conectados à mesma conda iCloud.

Isso significa que tem – tanto em iPhones como em Macs – a aplicação Photos, onde tem ferramentas básicas de edição. O melhor é que até as edições que faz ficam disponíveis em todos os seus dispositivos. Esta aplicação de fotografias consegue ainda identificar automaticamente pessoas e agrega-as, ficando ainda mais fácil encontrar aquela fotografia que anda há tanto tempo à procura.

Além disso identifica fotografias parecidas para que possa eliminar os exemplares (praticamente) repetidos.


Veja também: