Google Pixel 2: o smartphone com a melhor câmara fotográfica

O Google Pixel 2 usa a inteligência artificial para garantir a melhor experiência fotográfica de sempre num smartphone e é, atualmente, o melhor Android.

Google Pixel 2: o smartphone com a melhor câmara fotográfica
O Google Pixel 2 traz a melhor experiência fotográfica

A Google apresentou, no final de setembro de 2017, o seu novo smartphone topo de gama: o Google Pixel 2. Este dispositivo foi apresentado em conjunto com a versão XL.

Este equipamento, que não estará a venda em Portugal, destaca-se por integrar o primeiro processador da Google: um SoC desenhado pela marca americana para o processamento de imagem com recurso a machine learning e inteligência artificial. Contudo, este SoC encontra-se “adormecido”, podendo ser “acordado” com a atualização para o Android 8.1.

O Google Pixel 2 dá uma dica acerca do nome Pixel: com esta série de telemóveis, a empresa americana revelou uma forte aposta na parte fotográfica. Este gadget é o smartphone com a melhor câmara fotográfica.

Google Pixel 2: um smartphone e uma máquina fotográfica

Com o Google Pixel 2, a marca mostrou-se indiferente à moda das câmaras duplas em smartphones. Porém, o objetivo do Google Pixel é melhorar ao máximo a experiência fotográfica do utilizador.

A aposta da Google na utilização da inteligência artificial para melhorar a qualidade de fotografia (à semelhança do que fez a Huawei com o Mate 10) é nítida com o lançamento deste produto.

O Pixel Visual Core é a arma secreta do Google Pixel 2 (apesar de não estar logo ativo e só funcionar após atualizações de software). O Pixel Visual Core possui um CPU com um núcleo A53, uma memória RAM DDR4 e 8 núcleos para processamento de imagem.

Isto vai possibilitar o processamento de mais de três biliões de operações por segundo. De acordo com a Google, este processador vai permitir um aumento de velocidade em 5x, sendo que vai consumir apenas 1/10 da energia quando se utiliza o HDR+, mesmo em ambientes com pouca luz.

Este novo processador assemelha-se ao NPU que a Huwaei utiliza no Kirin 970, integrado no seu novo flagship, o Huwaei Mate 10.

Especificações técnicas
Dimensões 145.7 x 69.7 x 7.8 mm
Peso 143 g
Ecrã 5 polegadas; AMOLED multitouch; com proteção Corning Gorilla Glass 5
Rácio de ecrã/corpo 67,9%
Sistema operativo Android 8.0 (Android Oreo)
Chipset Qualcomm MSM8998 Snapdragon 835
CPU Octa-core (4 x 2.35 GHz Kryo & 4 x 1.9 GHz Kryo)
GPU Adreno 540
Armazenamento interno 64/128 GB
RAM 4 GB
Câmara traseira 12.2 MP, f/1.8, dual-LED flash; geo-tagging, foco de toque, deteção de caras
Vídeo [email protected], [email protected]/60/120fps, [email protected]
Câmara frontal 8 MP, f/2.4
Bateria Li-Ion 2700 mAh (não amovível)
 Cores Azul, preto e branco
 Preço  649 dólares

Veredito final sobre o Google Pixel 2

Se for um amante de fotografia e estiver à procura de um smartphone que lhe permita tirar fotografias incríveis, então o Google Pixel 2 é a resposta. Não há telemóvel com melhor câmara fotográfica.

O design pode ser um pouco aborrecido e não dar um toque de um smartphone moderno (sendo este o único defeito a apontar). Mas este gadget é o melhor Android no mercado.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.