Google Sites: como criar um site gratuito em minutos

A Google quer ajudar os pequenos negócios a terem um site próprio. Conheça o Google Sites e saiba como criar uma página web em apenas alguns passos.

Google Sites: como criar um site gratuito em minutos
Ferramenta destina-se especialmente a pequenas empresas

A Google acredita que as pequenas empresas e os negócios de pequena dimensão também merecem um lugar na internet. Para tal, criou o Google Sites, uma ferramenta que promete facilitar a criação de websites a quem não é “entendido na matéria”. É gratuito e de fácil utilização. Quer começar já a criar o seu?

Use o Google Sites para construir o seu próprio site

Segundo a Google, 60% das pequenas empresas que existem no mundo não possuem um site próprio. Uma falha que a multinacional pretende remediar, ajudando pequenos empresários a criar websites de forma fácil e gratuita. Como? Através do Google Sites.

Google My Business

O Google Sites é uma extensão do Google My Business. Confuso? É fácil de explicar e de perceber. O Google My Business foi uma ferramenta criada pela própria Google para que as empresas pudessem colocar informações como endereço, número de telefone, website ou horas de funcionamento na internet. Assim, uma rápida pesquisa no motor de busca permitiria o acesso a todos os dados disponibilizados pela própria empresa.

Como utilizar o Google Sites

Já conhece o Google My Business? Já introduziu todos os dados que podia nessa ferramenta? Se já o fez, utilizar o Google Sites vai ser bem mais fácil, uma vez que a Google já tem informações suficientes para criar um website de forma rápida. Aceda ao Google Sites para começar a criar o seu próprio site.

No Google Sites pode fazer tudo o que quiser, dentro de vários parâmetros predefinidos pela Google. Pode:

  • Definir um tema para o website;
  • Definir quantas páginas quer para o website;
  • Introduzir texto, imagens, ligações ou outros conteúdos;
  • Incorporar outros serviços da Google como YouTube, Calendário ou Google Maps;
  • Introduzir documentos de texto, folhas de cálculo, apresentações;
  • Introduzir formulários ou gráficos;

Pode ainda pré-visualizar o site criado e permitir que outras pessoas acedam e editem.

O Google Sites é limitado? Sim, de certa forma é. Mas permite criar sites de forma fácil e gratuita, oferecendo uma ferramenta que pode ser utilizada por pequenas empresas ou negócios de pequena dimensão que não possuem grandes meios financeiros, nem conhecimentos informáticos.

E quais são as vantagens de ter um site para a sua pequena empresa? É fácil. Abre inúmeras portas para que o seu produto ou serviço possa ser visto pelo mundo inteiro. E a conta é fácil de fazer: mais pessoas a visualizar, mais potenciais compradores. Meta mãos à obra e dê uso ao Google Sites.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.