GoPro: Vantagens, desvantagens e alternativas

As câmaras GoPro tornaram-se muito populares nos últimos anos. Mas vale mesmo a pena gastar o seu dinheiro numa?

GoPro: Vantagens, desvantagens e alternativas
Para os radicais… e menos radicais!

Arranjámos uma GoPro para saber se vale mesmo a pena comprar uma das câmaras mais populares do mercado. Testámos, descobrimos vantagens, desvantagens e até fomos à procura de alternativas. As conclusões a que chegámos? Já lhe dizemos.
 

7 Vantagens

 

1. Pequena, compacta e leve

Para uma câmara com tanta qualidade, a GoPro tem dimensões extremamente reduzidas e pesam entre 90 a 150 gramas. Para além de serem fáceis de guardar e arrumar, estas características também possibilitam um fácil transporte.
 

2. Resistente

Embora qualquer pessoa possa comprar e usufruir da GoPro, o público-alvo são, desde sempre, os aventureiros e os desportistas.
 

3. Versátil

O número de acessórios que existem é imenso. Pode colocar a GoPro na ponta de um selfie stick e filmar-se a si próprio e a todo o ambiente em redor. Pode coloca-la também em cima do seu capacete. Agarrada a uma boia… Há tantos ângulos e tantas formas de gravar os seus momentos!

 

4. À prova de água

Com o equipamento certo, é possível entrar na água com a GoPro e guardar momentos como nunca pensou conseguir antes. Grave-se a mergulhar, a fazer caretas debaixo de água… Pode ir até uma profundidade de 60 metros!

 

5. Armazenamento

Todas as GoPro suportam cartões miniSD com um espaço até 64 GB.

 

6. Qualidade de imagem e vídeo

Com a GoPro pode gravar vídeos com qualidade HD de 1080p ou até mesmo vídeos de qualidade 4K. Uma qualidade de imagem capaz de satisfazer qualquer um.

 

7. App

A GoPro possui uma app que pode instalar no seu smartphone e na qual pode controlar a sua câmara e aumentar a fiabilidade daquilo que capta.


Veja também: os melhores acessórios para GoPro


 

4 Desvantagens

 

1. Zoom?

Se gostava de focar algum pormenor pode desde já esquecer o zoom. Tente aproximar a câmara o máximo que puder daquilo que quer filmar. As GoPro não têm capacidade de fazer zoom.

 

2. Bateria

A capacidade da bateria não é muito grande. Dá para uma hora, talvez duas ou até três… mas se fizer mesmo um uso intensivo da máquina durante esse período, não espere ter bateria para muito mais.

 

3. Fotos noturnas

Sem espaço para flash (é compacta) e quando as condições não são favoráveis, as fotografias noturnas podem ser extremamente difíceis de tirar.

 

4. Preço

Sabemos perfeitamente que a qualidade paga-se. E que uma GoPro é, efetivamente, um objeto que pode valer o investimento. Mas não podemos deixar de considerar que é um preço algo avultado para os bolsos dos portugueses.


 

Quais as alternativas?

Ora, para quem concorda que o investimento pode ser demasiado avultado mas que, no fundo, gostava de possuir uma câmara semelhante, nós fizemos uma pequena seleção.
 

YiCamera

A Xiaomi não produz só smartphones e demonstra que gosta de rivalizar com os monopólios existentes. E se conhece os produtos Xiaomi, que costumam ser bastante equilibrados em termos de qualidade e preço, vai deliciar-se com a YiCamera. Grava a 1080p e 60fps, tem uma boa capacidade de bateria, suporta cartões até 64GB... Na HonorBuy, por exemplo, está mesmo disponível por... 73 euros.
 

HTC Re

Esta estranha câmara que parece um periscópio também se afigura como uma bela alternativa à GoPro. Leve, também tem capacidade para 720p e pode armazenar até 128GB. E também tem uma app para instalar no seu smartphone.
 

Polaroid XS100 HD

Esta câmara parece uma lanterna. Tem o formato de um tubo e não importa a forma como a segura, ela roda sozinha de maneira a manter uma imagem sempre estável. Para além disso, tem também uma app e já uma vasta gama de acessórios.


Veja também: