Venha conhecer de perto a Grande Rota do Zêzere

Ao longo de 370 Km, a Grande Rota do Zêzere segue o Rio desde a nascente, na Serra da Estrela, até à foz, em Constância. Conheça melhor esta Rota.

Venha conhecer de perto a Grande Rota do Zêzere
Conheça as várias etapas desta Rota

A Grande Rota do Zêzere, GRZ,  um dos destinos em ascensão em Portugal, é um percurso concebido para ser multidisciplinar, podendo ser feito a pé, de bicicleta ou até mesmo de canoa, de forma contínua e encadeada, seja por troços ou em circuitos multimodais. Concebida pela Associação Amigos da Serra da Estrela, a GRZ ganha corpo através de um trabalho de equipa, que tem como líder a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em conjunto com todos os Municípios por onde este rio tem passagem.

A rota pode ser percorrida em ambos os sentidos. Todas as etapas são pedestres e cicláveis, excetuando as situações em que existe um traçado específico para BTT. Convém mencionar que só é possível utilizar a canoa a partir da Estação Intermodal de Silvares (Fundão), que se localiza a meio da etapa Barco – Cabeço do Pião.

Conheça as 9 unidades da Grande Rota do Zêzere

1. O selvagem início – 30,1 Km


A primeira unidade da Grande Rota do Zêzere é composta por 6 etapas: Covão d’Ametade – Manteigas; Covão d’Ametade – Manteigas (BTT); Manteigas – Vale de Amoreira; Manteigas – Vale de Amoreira (BTT); Vale de Amoreira – Área de Descanso de Valhelhas; Vale da Amoreira – Área de Descanso de Valhelas (BTT).

Como variantes e derivações temos: a Variante GR 33.1: Valhelhas; a Variante de BTT de Manteigas; Variante de BTT de Valhelhas. Os municípios percorridos são os de Manteigas, Guarda e Covilhã.

zezere

2. Irrigando a Cova da Beira – 55,7 km


Esta segunda unidade da Grande Rota do Zêzere possui 8 etapas: Área de Descanso de Valhelhas – Vale Formoso; Valhelhas – Vale Formoso (BTT); Vale Formoso – Borralheira; Borralheira – Área de Descanso da Ponte Alvares; Área de Descanso da Ponte Alvares – Parque de Campismo do Tortosendo; Parque de Campismo do Tortosendo – Peso; Peso – Barco; Barco – Área de Descanso do Barco. Os municípios percorridos são os da Guarda e da Covilhã.

zezere

3. Terra Mineira – 21,9 km


A terceira unidade da GRZ é constituída por 3 etapas: Área de Descanso do Barco – Cabeço do Pião; Cabeço do Pião – Barroca; Barroca – Dornelas do Zêzere.

Encontrará ainda a derivação para a Estação Intermodal de Silvares. Os municípios percorridos são os da Covilhã e do Fundão.

zezere

4. Meandros – 23,1 km


Encontrará na quarta unidade da GRZ 6 etapas à sua espera: Dornelas do Zêzere – Janeiro de Cima; Janeiro de Cima – Área de Descanso do Açude de Janeiro de Cima; Área de Descanso do Açude de Janeiro de Cima – Janeiro de Baixo; Janeiro de Baixo – Área de Descanso de Janeiro de Baixo; Área de Descanso de Janeiro de Baixo – Admoço; Admoço – Cambas.

Encontrará também as seguintes variantes: Variante 33.2: Dornelas do Zêzere-Alqueidão; Variante 33.3: Janeiro de Cima – Janeiro de Baixo. Os municípios desta unidade são os de Pampilhosa da Serra, do Fundão e de Oleiros.

Conheça a Casa da Ladeira, na Ameixoeira! Ver alojamento >>

zezere

5. Sob o signo do Cabril – 62 km


A quarta unidade da GRZ possui 9 etapas: Cambas – Abitureira; Abitureira – Área de Descanso de Felgueiras; Área de Descanso de Felgueiras – Álvaro; Álvaro – Área de Descanso de Frazumeira; Área de Descanso de Frazumeira – Sobral; Sobral – Madeirã; Madeirã – Área de Descanso da Arrochela; Área de Descanso da Arrochela – Sra. da Confiança; Sra. da Confiança – Pedrógão Pequeno.

Encontra também a Derivação para a Estação Intermodal de Vale de Góis. Os municípios envolvidos nesta unidade são os de Oleiros e da Sertã.

Conheça a Casa do Dão! Ver alojamento >>

zezere

6. Só Tu e o Rio – 22,9 km


Esta sexta unidade da GRZ é constituída por 6 etapas: Pedrógão Pequeno – Ponte Filipina; Ponte Filipina – Área de Descanso de Cabeço Mourisco; Área de Descanso de Cabeço Mourisco – Atalaia Norte; Atalaia Norte – Atalaia Sul; Atalaia Sul – Área de Descanso do Miradouro da Bouçã; Área de Descanso do Miradouro da Bouçã – Bouçã.

Encontrará também o PR2 SRT Trilho do Zêzere, que faz ligação com a Estação Intermodal do Moinho das Freiras. Os municípios percorridos são os da Sertã, de Pedrógão Grande e de Figueiró dos Vinhos.

zezere

7. O Regresso da Serenidade – 28,4 km


Mais uma unidade da GRZ, esta composta por 5 etapas: Bouçã – Prudência; Prudência – Foz de Alge; Foz de Alge – Área de Descanso de Valbom; Área de Descanso de Valbom – Dornes; Dornes – Área de Descanso do Vale Serrão. Os municípios que fazem parte desta unidade são os de Figueiró dos Vinhos e de Ferreira do Zêzere.

zezere

8. Braços do Rio – 71,4 km


A oitava unidade da GRZ apresenta-lhe 6 desafiantes etapas: Área de Descanso do Vale Serrão – Área de Descanso da Foz da Sertã; Área de Descanso da Foz da Sertã – Moinhos da Ribeira; Moinhos da Ribeira – Palhais; Palhais – Fernandaires; Fernandaires – Zaboeira; Zaboeira – Área de Descanso da Cabeça Gorda; Área de Descanso da Cabeça Gorda – Trutas; Trutas – Área de Descanso da Macieira; Área de Descanso da Macieira – Penedo Furado; Área de Descanso da Macieira – Penedo Furado (BTT).

Como variantes e derivações, encontrará as seguintes: Derivação para a Estação Intermodal de Trízio; Derivação para a Estação Intermodal da Zaboeira; Variante de BTT de Palhais; Variante de BTT do Penedo Furado. Os municípios percorridos são os de Ferreira do Zêzere, da Sertã e de Vila de Rei.

zezere

9. A Caminho do Tejo – 4,7 km


A nona e última unidade da GRZ possui 9 etapas: – Penedo Furado – Matagosa; Matagosa – Fontes; Fontes – Área de Descanso do Souto; Área de Descanso do Souto – Área de Descanso da Cabeça Gorda; Área de Descanso da Cabeça Gorda – Aldeia do Mato; Aldeia do Mato – Martinchel; Martinchel – Centro de Ciência Viva; Martinchel – Constância (BTT); Centro de Ciência Viva – Constância.

Terá ainda a Variante de BTT de Constância. Os municípios percorridos são os de Vila de Rei, de Abrantes e de Constância.

zezere

Como pode constatar, muitos desafios esperam por si na Grande Rota do Zêzere! Para mais informações, consulte a plataforma de booking das Aldeias do Xisto.

Veja também: