Guia de férias nas Maldivas para uma viagem de sonho

Quer conhecer o paraíso? Leia o nosso guia de férias nas Maldivas e prepare-se para fazer uma viagem inesquecível a um dos mais incríveis destinos do mundo.

Guia de férias nas Maldivas para uma viagem de sonho
Um destino de sonho a descobrir sem demora

As Maldivas são um dos destinos mais cobiçados em todo o planeta. E é fácil perceber o porquê de tal fascínio. Basta ver algumas imagens aéreas deste arquipélago do Índico, das suas praias e dos seus resorts de luxo para ficarmos apaixonados. Neste guia de férias nas Maldivas encontrará ótimas dicas e informações sobre este local de sonho.

Guia de férias para dias maravilhosos nas Maldivas

Alguns dados sobre as Maldivas

maldivas vista aerea

Mais de 1000 pequenas porções de terra espalhadas pelo Oceano Índico, a sudoeste do Sri Lanka: o arquipélago das Maldivas surpreende desde logo pelo número de ilhas que o constituem. Depois, pela beleza das mesmas, que se apresentam agrupadas em 26 atóis. Por curiosidade, saiba que a palavra atol é derivada da palavra maldiva ‘atolu’.

atol maldivas

Um atol é uma ilha ou conjunto de ilhas formadas a partir da cratera de um vulcão, que foi submergindo ao mesmo tempo que recifes de corais se iam desenvolvendo à sua volta. E este é o grande segredo do encanto das Maldivas, bem como da riqueza impressionante que guardam as suas águas tranquilas e cristalinas.

A capital das Maldivas é Malé, uma das maiores ilhas do arquipélago e a que acolhe o maior número de habitantes, cerca de 130 mil. Só cerca de 200 ilhas das Maldivas estão habitadas e há cerca de outras 100 convertidas em resorts, sendo que a cada ilha corresponde um só hotel, estando assim garantida a exclusividade e a tranquilidade destes locais.

male

Malé, a capital das Maldivas

Precisará de um dia de viagem e pelo menos uma escala para lá chegar. Ao todo são cerca de 15 horas a voar, mas depressa concluirá que o jet lag é um preço irrisório a pagar, pela experiência fabulosa que é conhecer as Maldivas. Este destino com forte consciência ambiental, praias maravilhosas e paisagens de cortar a respiração, está à sua espera.

Como escolher o resort

resort maldivas

Com cerca de 100 ilhas transformadas em resorts paradisíacos, a escolha do local onde ficar alojado nas Maldivas não é fácil. Sugerimos que faça a sua escolha mediante alguns critérios, para além das imagens e das opiniões que possa encontrar nas agências de viagens e na internet, claro. Estes são os fatores que julgamos essenciais na escolha da sua ilha:

O seu orçamento: há resorts de 5 estrelas que lhe oferecem o luxo supremo e resorts de categoria inferior com conforto mais do que essencial, mas os preços são obviamente diferentes;

O tipo de quarto: sonha com um bungalow sobre a água? Ou basta um quarto na praia virado para o mar? Precisa de estar perto da receção e dos serviços do hotel ou pode estar afastado? Veja que quartos estão disponíveis nos resorts e escolha de acordo com as suas preferências, tendo em atenção a variação de preços;

Naladhu Island

Naladhu Island. Fonte da imagem: grandtour.ru

A distância de Malé (aeroporto) ao resort e o tipo de transfer disponível: quer ir de hidroavião até ao hotel ou não se importa de fazer uma viagem de algumas horas de barco?

Táxi aéreo, Maldivas

Se vai em família ou de lua de mel:resorts mais exclusivos para casais e outros com vários serviços de apoio orientados para famílias, como Kids Club e babysitting, por exemplo;

Se vai querer mergulhar ou surfar: há atóis nas Maldivas especificamente orientados para oferecerem estas atividades;

Se dá muita importância à comida ou não: há resorts com um único restaurante, onde apesar das refeições serem servidas em regime buffet, podem cansar um pouco, e há resorts com uma oferta mais alargada, incluindo vários restaurantes temáticos.

Quando ir às Maldivas

hotel maldivas

A proximidade das Maldivas ao paralelo do Equador faz com que este seja um arquipélago com temperaturas estáveis e protegido de tempestades severas durante todo o ano. Assim, o tempo é geralmente quente e húmido. O ano divide-se em duas estações: a monção de verão e a monção de inverno.

É na monção de inverno, de novembro a finais de abril, que chove menos e o tempo é mais seco. No entanto, mesmo na época mais chuvosa, de maio a outubro, a temperatura é agradável e, tratando-se de um país tropical, as chuvas são curtas, intervalando com períodos desanuviados.

Que roupa levar

Roupa de praia

Roupa fresca e leve, um chapéu, óculos de sol e chinelos de dedo. Junte um impermeável leve e um agasalho por precaução, mas o mais certo é aqueles não chegarem a sair da mala. Provavelmente vai andar sempre descalço. As temperaturas raramente estão abaixo dos 25º C.

Tome em atenção, no entanto, que as Maldivas são um país muçulmano, pelo que o topless e a nudez na praia são proibidos, havendo resorts que exigem nos restaurantes e zonas comuns que as mulheres circulem com os ombros tapados e sem transparências. Se visitar Malé ou outra ilha habitada, tenha isso em consideração.

A pensar ir de Lua de Mel para as Maldivas? Reserve a sua viagem na TopAtlântico. Ver preços aqui

O que fazer

maldivas praia

mergulho nas maldivas

Uma vez instalado no seu resort, a primeira coisa que deve fazer é respirar fundo, descontrair e apreciar aquele mar indescritível. Uma atividade que se irá repetir diariamente, estamos certos. Nos intervalos, pode sempre aderir às atividades disponíveis no hotel, como fazer mergulho, snorkeling, passeios de barco às ilhas mais próximas, idas à pesca, massagens no spa do hotel, etc.

O que visitar

mercado male

Mercado em Malé, nas Maldivas

Se a localização do seu resort ou o programa da sua viagem o permitir, sugerimos que dedique um dia a Malé, a capital. É uma cidade compacta e cheia de vida onde ainda é possível encontrar vestígios da ocupação portuguesa no século XVI. Visite as principais mesquitas, como a Mesquita da Grande Sexta-feira e o Museu Nacional, e percorra os mercados e as lojas, nomeadamente na zona de Chandanee Magu.

Há outras ilhas habitadas onde é possível sentir o pulsar da vida maldiva, ver as crianças fardadas na escola, maravilhar-se com os campos de melancia e surpreender-se com a fauna exótica local: os camaleões e as iguanas, por exemplo, podem aparecer, pacificamente, quando menos de espera.

O que comer

cozinha das Maldivas

A cozinha das Maldivas está fortemente ligada à gastronomia de países vizinhos como o Sri Lanka, a Índia ou a Indonésia, assim, o arroz, o coco e o peixe são ingredientes sempre presentes, para além da fruta fresca. O solo coralino das ilhas não permite uma agricultura pujante e a maior parte dos ingredientes e produtos são importados.

No entanto, os resorts são abastecidos regularmente pelo “mercado flutuante” – um barco que vai distribuindo pelas ilhas todo o tipo de alimentos frescos, congelados e artigos de mercearia. Nos restaurantes dos hotéis talvez não sirvam as comidas tradicionais picantes, como os pratos de caril, mas é vulgar servirem um buffet de grelhados ao estilo das Maldivas.

O que evitar

Coisas a evitar nas Maldivas

Por fim, neste guia de férias nas Maldivas, damos-lhe algumas informações práticas, de forma a que a sua viagem seja um sucesso. Assim, nas Maldivas, aconselhamos que evite:

  • Entrar no país com bebidas alcoólicas: ser-lhe-ão confiscadas no aeroporto
  • Entrar no país com material religioso ofensivo para o Islão, revistas pornográficas, brinquedos sexuais e droga: a lei é severa para estas situações
  • Beber água que não seja engarrafada: beba apenas água engarrafada; pode, no entanto, escovar os dentes com a água da torneira
  • Esquecer-se de medicamentos básicos ou dos medicamentos que toma regularmente: não é fácil consegui-los nas Maldivas
  • Ser desrespeitoso para com a cultura e a religião do país
  • Vender ou comprar carapaças de tartaruga e corais negros: são espécies protegidas;
  • Tocar nos corais quando mergulhar ou fizer snorkeling;
  • Abraçar e beijar e m público: as Maldivas são um país conservador;

Agora que já sabe o essencial sobre as Maldivas, não demore a reservar a sua viagem de sonho! Ver os programas de férias TopAtlântico nas Maldivas >>

Veja também: