Guia de férias para mães: dicas para dias sem stress

O nosso guia de férias para mães tem tudo o que precisa para a ajudar a planear e a organizar as férias com quem mais ama e para que tudo corra lindamente.

Guia de férias para mães: dicas para dias sem stress
Férias em família perfeitas e sem complicações

O nosso guia de férias para mães é pensado em si, porque sabemos que organizar férias em família pode ser uma tarefa difícil e chata, sobretudo com crianças pequenas, o que obriga a toda uma logística que não pode faltar e que não pode falhar. Siga a nossa listagem de tarefas a fazer antes de ir de férias, organize-se para não se esquecer de nada e para que tudo corra bem. Simples e fácil.

Lembre-se que viajar deixa as pessoas felizes. Aproveite para fugir à rotina e descansar tanto quanto for possível. Faça desta viagem em família uma experiência fantástica, com lembranças para o resto da vida. Prepare tudo agora, nós ajudamos para que a sua viagem seja um sucesso e depois só tem de relaxar.

Guia de férias para mães: os essenciais

familia praia

Como em qualquer viagem o importante é organizar e antecipar todas as situações. Sabemos que este é um assunto que pode provocar dores de cabeça, mas o nosso objetivo é tirar-lhe algum do stress e tornar a experiência o mais agradável possível, para que possa desfrutar do seu merecido descanso e guardar um sem número de memórias felizes.

Férias em família: como escolher o destino?

escolher destino ferias

Quando se viaja em família é importante fazer uma escolha acertada do local para garantir o bem-estar de todos e agradar a miúdos e graúdos. Tenha em consideração as horas de voo que acha que a sua prole aguenta, as condições do hotel que considera fundamentais e ainda o clima do local a visitar (temperatura média da água e do ar).

Para quem tem crianças até aos 6 anos, sugerimos destinos onde a principal atividade seja fazer praia, além dos benefícios para a saúde, têm muito por onde gastar a energia. Quanto às condições hoteleiras, muitos são os hotéis  adequados para famílias com crianças, que incluem animação diária para os miúdos e serviços de baby-sitting, por exemplo.

Prefira um resort de média ou grande dimensão, porque têm muito espaço e piscinas, o que faz as delícias dos mais novos. Além de os entreter têm a oportunidade de fazerem amigos, sobretudo a partir dos 6 ou 7 anos de idade. Obviamente, que não se trata de uma norma, dependendo das famílias as viagens também podem ter um lado cultural. Veja o que se adequa a si e aos seus. O importante é que se divirta.

Cuidados a ter para quem viaja com bebés

bebe viagem

Para quem é mãe de primeira viagem e se a sua criança ainda é um bebé, passar férias pela primeira vez pode trazer muitas dúvidas, mas o ideal é evitar sítios muito quentes e assegurar-se que tem um centro de saúde por perto – apenas para o caso de ser necessário. Ao fazer férias num destino de praia há mais cuidados a ter:

  • Vestir o bebé com roupas frescas, não expor a criança directamente ao sol, usar chapéu e protegê-lo das radiações solares com protector solar, roupa, chapéu e tenda anti-UV.
  • Se estiver a considerar viajar para lugares exóticos é melhor pensar duas vezes, porque é necessário tomar determinadas vacinas atempadamente para não contrair certas doenças – malária, dengue, entre outras.
  • Se o bebé tem menos de 6 meses não é recomendável que use a piscina, porque os ouvidos ainda não estão preparados e o cloro pode fazer mal aos olhos e à pele do bebé. A partir dos 4 meses termina o processo de amadurecimento do sistema imunitário da criança, diminuindo a possibilidade de constipações e infecções.
  • Se o bebé tem menos de 4 meses, sugerimos que escolha destinos que não sejam de praia, porque o calor e a brisa marítima aumentam o risco de desidratação.
  • Na praia a combinação do sol com a água do mar  pode queimar a pele da criança. Em ambas as situações o ideal é levar uma piscina pequena e encher com água potável para que não haja problemas.
  • Para a praia leve um saco térmico com garrafas de água fresca e comida para as crianças, já se sabe que a praia abre o apetite aos mais pequenos. Mas, principalmente, evite as horas de mais calor.
  • Esteja atento: em segundos as crianças fazem traquinices e perdemo-los de vista, sugerimos que coloque pulseiras de identificação com os seus dados e contactos.

Férias em família: o que não pode faltar

viagem organizar

Gadgets


  • Telefones e carregadores
  • Leitor de música com auscultadores
  • Câmara fotográfica digital e o carregador
  • Carregador de telemóvel portátil

Documentos e papéis importantes


  • Documento de identificação e/ou passaporte
  • Bilhetes de avião impressos
  • Documentos de seguro de saúde e de viagem
  • Bolsa à prova de água para proteger documentos e dinheiro

No necessaire


  • Protetores solares
  • Óculos de sol
  • Kit de primeiros socorros (comprimidos para as dores, pensos, creme desinfetante, repelente de insetos)
  • Produtos de higiene pessoal (desodorizante, perfume, escova de dentes)

Para toda a família


  • Roupa fresca e confortável
  • Chapéus
  • Acessórios de banho (fatos de banhos, chinelos, toalhas)
  • Mochila: se estiver a pensar dar alguns passeios com o seu bebé não se esqueça de levar a mochila ergonómica para o carregar

Extras


  • Brinquedos – não precisa de levar muitos
  • Livros para si e para os mais pequenos
  • Lanterna
  • Informação de contacto de emergência caso aconteça algo (em português e em inglês)

Como fazer a mala de viagem?

menina no carro

Seja de férias ou no dia a dia, lembre-se que, para conseguir gerir tudo, o importante é a organização. Procure preparar tudo com antecedência para evitar, esquecimentos, birras e discussões. Em férias com crianças, é preciso especial cuidado ao organizar a mala de viagem. Tome nota das nossas dicas:

Faça uma lista

Depois de decidir onde vai passar as suas férias tem de começar a preparar tudo. Para evitar que se esqueça de alguma coisa essencial faça uma lista com tudo o que vai precisar e à medida que arruma, risque o item da listagem. Assim garante que leva tudo.

Atenção às quantidades

Não precisa de levar a roupa toda do guarda-fatos, nem de levar vinte pares de sapatos – só precisa de dois. Determine o número de peças a levar para cada membro da família e leve roupa confortável e prática. Para as crianças pequeninas conte com, pelo menos, duas mudas de roupa por dia. Leve também um casaco para cada um, caso apanhe mau tempo.

Bagagem de mão

Na bagagem de mão, não se esqueça de levar também as coisas necessárias do seu bebé junto a si: fraldas, roupa, babetes, comida, chupeta, etc. E ainda terá espaço para os documentos e o dinheiro. Lembre-se que todos estes itens poderão ser utilizados em mais do que um momento, por isso devem estar facilmente acessíveis e bem arrumados.

Por fim, evite correrias! Se viajar já é cansativo para um adulto, imagine para uma criança. Faça tudo com tempo e com calma para evitar birras fruto do cansaço. Quando há crianças, fazer férias com família alargada (avós, tios, primos ou amigos) pode ser uma boa ideia para permitir que os pais também consigam descansar. Agora que tem tudo preparado para uns dias de descanso, resta-nos desejar-lhe boas férias!

Marque as suas férias em família com a TopAtlântico. Ver preços. >>

Veja também: